FC Porto-Estrela da Amadora: José Faria multado por dizer “sois uma vergonha” e suspenso um jogo
O treinador do Estrela, José Faria, foi multado e suspenso
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol ordenou a abertura de um processo de inquérito aos factos ocorridos após o FC Porto-Estrela da Amadora de domingo, no túnel de acesso aos balneários do Estádio do Dragão. A medida tomada pelo órgão disciplinar, antecipada por O JOGO logo após o referido episódio, abre portas à análise do mesmo por parte da Comissão de Instrutores (CI) da Liga Portugal. Certo é que, nesta fase, não foram aplicadas sanções sumárias a André Villas-Boas, presidente do FC Porto, Dinis Delgado, “vice” dos estrelistas, e Danilo Veiga, lateral expulso no decorrer do encontro (e suspenso por um jogo), que, segundo o relatório do árbitro Miguel Nogueira, estava presente no túnel no momento em que começou a confusão.
De acordo com a descrição dos factos elaborada pelo juiz da partida, Villas-Boas dirigiu-se a Delgado e Danilo Veiga em “tom exaltado”, proferindo as palavras: “Saiam daqui, esta não é a p... da vossa casa!” O relato de João Damásio, delegado da Liga, diferiu nos termos utilizados. “O que é que se passa? Não é expulsão? Ide para vossa casa”, disparou, segundo esse relatório, o líder portista. Posteriormente, ocorreu a entrada em cena dos assistentes de recinto desportivo e houve lugar a empurrões. Agora, os intervenientes terão de esperar pela análise da CI da Liga, mesmo que a PSP tenha considerado que da altercação “não resultou nenhum facto grave”.
De resto, além das coimas decorrentes de ações disciplinares para com jogadores durante a partida, o treinador do Estrela, José Faria, foi multado em 816 euros, por dizer “sois uma vergonha” ao quarto árbitro após receber ordem de expulsão, por protestos. O técnico viu também confirmada a suspensão de uma partida. A SAD do FC Porto, por sua vez, foi multada em 1938 euros devido ao atraso registado no início da segunda parte, que não foi alvo de justificação por parte dos dragões.