RANKING - ... mas os reis do drible não se vão encontrar no confronto entre as duas equipas. De qualquer modo, ficam os impressionantes números. E também há Galeno (Rio Ave) na jogada.
Corpo do artigo
A lesão de última hora de Brahimi impede que, no Nacional-FC Porto, estejam frente a frente o melhor driblador do campeonato e o segundo melhor: o argelino e Kalindi são reis na matéria.
Ninguém na I Liga é tão eficaz no drible como eles e, apesar de o encontro ter ficado comprometido, continua a valer a pena espreitar os números. Já na temporada passada Brahimi fora, durante boa parte da época, o melhor no 1x1 e só Rúben Ribeiro, do Sporting, o ultrapassou na reta final.
A vocação ofensiva de Kalindi é reconhecida e o jeito para tirar adversários do caminho foi mais evidente na época de estreia no campeonato principal. O brasileiro foi formado como extremo e não deixa de arriscar (quase seis vezes por jogo) as jogadas individuais, mesmo que a responsabilidade defensiva seja principal nesta fase.
Para efeitos de pesquisa, consideramos apenas os jogadores que fizeram, pelo menos, metade do tempo de jogo possível e driblam, em média, pelo menos cinco vezes a cada 90 minutos. Neste capítulo, o brasileiro Galeno, do Rio Ave (emprestado pelo FC Porto) é o que maior número revela: mais de 10 dribles (eficazes ou não) em cada partida.
Os outros resultados estão ao lado e reforçam o mérito de Kalindi, por ser o único do top 5 que não joga num grande. A título de curiosidade, publicamos também o top dos principais campeonatos europeus, com médias bem acima das portuguesas. E são os espanhóis a dominar, nomeadamente David Ferreiro (Huesca) e Jesús Navas (Sevilha).
10889227