Confira esta e outras curiosidades em torno do campeonato.
Corpo do artigo
O FC Porto é a equipa da Liga Bwin com mais golos apontados em zonas não frontais à baliza. Os dragões revelam uma capacidade de alvejar a baliza contrária em zonas em que o remate apresenta a dificuldade acrescida do ângulo.
Um perfeito exemplo disto é o golo de Evanilson, no último sábado, frente ao Vizela. Depois de roubar a bola ao guardião Pedro Silva, o remate foi desferido praticamente junto à linha de fundo, elevando para sete os golos marcados nas áreas laterais que podem ser consultadas na infografia deste artigo.
Neste particular, o Benfica e o Sporting, ficam-se pelos dois, ao passo que há três equipas do campeonato - Arouca, Moreirense e Portimonense - que só da zona frontal conseguiram marcar.
Curiosidades
1"28"" mais rápido
O golo de Darwin (Benfica) ao Marítimo, foi o mais rápido (1"28) do uruguaio desde que está na Europa (desde 2019/20). O anterior mais rápido fora aos 2"10, frente ao Famalicão (2020/21, 18.ª ronda).
2.º autogolo
O autogolo do Gil Vicente (Lucas Cunha) foi o 2.º a beneficiar o Sporting, depois do de (Abascal, Boavista) na jornada anterior. Nenhum deles teve influência de pontos e a equipa com mais benefício é o Portimonense, com três.
43,6% de posse de bola
O Moreirense (43,6%), Belenenses (43,6%) e Vizela (44%) são as três equipas com a pior média de posse de bola da Liga Bwin. Todas lutam pela fuga à despromoção. Entretanto, FC Porto é a equipa com mais forte: 62,8%.
5.º melhor na Europa
Entre os golos que Taremi marca (20) e as assistências com golo (13) são já 33 as intervenções diretas em golo. O avançado do FC Porto seria 5.º no ranking dos cinco melhores campeonatos europeus.
11 expulsões
O Belenenses somou quatro expulsões nas duas últimas jornadas. É a equipa, a par do Boavista, com mais vermelhos na Liga Bwin. Oito diretos e três duplos amarelos perfazem o equivalente a uma equipa inteira: 11.