Um bis tardio do extremo espanhol Ángel Alarcón foi decisivo para o primeiro triunfo dos dragões na presente época, ao fim de oito jogos
Corpo do artigo
Dois golos do espanhol Ángel Alarcón permitiram esta quarta-feira ao FC Porto B vencer em casa o Mafra por 2-1 e alcançar a primeira vitória na II Liga portuguesa de futebol, à oitava jornada.
O Mafra marcou primeiro, aos 25 minutos, por Gui Ferreira, e foi para o intervalo a ganhar, mas o FC Porto B conseguiu a reviravolta, com tentos aos 82 e 90+1, o segundo na transformação de uma grande penalidade.
O Mafra entrou com muitos cuidados e procurou prolongar tanto quanto lhe foi possível a posse de bola de bola, enquanto o FC Porto B sentiu dificuldades para ligar o seu jogo e sair para o ataque.
Depois de 20 minutos de futebol estéril, em que as duas equipas encaixaram uma na outra e raramente conseguiram invadir as áreas contrárias, Candé recebeu um passe na meia esquerda aos 23, na área adversária, e daí desferiu um remate rasteiro que o guarda-redes Fraisl defendeu a dois tempos.
O Mafra respondeu com um golo de Gui Ferreira, aos 25 minutos, a concluir um contra-ataque rápido pelo flanco esquerdo e um cruzamento rasteiro e certeiro de Beni Júnior.
O FC Porto B continuou desinspirado a nível ofensivo, com Marcus a revelar-se inconsequente nas suas iniciativas, e sem criatividade e intensidade para furar a organização defensiva do opositor.
Ainda assim, Gil Martins forçou Fraisl a uma defesa difícil e o Mafra respondeu com novo contra-ataque pela esquerda, nos descontos da primeira parte, em que esteve perto de ampliar a sua vantagem num remate forte de Yacouba Maig.
A segunda parte foi de um modo geral desinteressante, com o Mafra a tentar gerir o resultado favorável e os portistas sem ideias, ainda que esforçados a na busca do golo.
Quando parecia que o jogo já não tinha nada mais para dar, Ángel Alarcón acorreu a um cruzamento largo da direita, aos 82 minutos, antecipou-se ao seu marcador, ganhando-lhe a frente, e introduziu a bola na baliza do Mafra com um remate colocado e mais em jeito do que em força.
O FC Porto ganhou aí um tónico extra para ir atrás da sua primeira vitória e foi bem-sucedido, depois de um lance em que Tiago Andrade, que entrara aos 83 minutos para o lugar de Candé, foi derrubado dentro da área.
Aos 90+1, Ángel Alarcón transformou a grande penalidade e selou o primeiro triunfo do FC Porto B, que, assim, deixou o último posto e subiu ao 15.º, com sete pontos, mais um do que o Mafra, que desceu para o 16.º lugar.