Fafe reage ao vandalismo: "É possível ler, ao longo de muros e bancadas, palavras de gozo para com os nossos adeptos"
Estádio e autocarro do Fafe, clube da Liga 3, foram vandalizados durante a madrugada com inscrições alusivas à Póvoa e Varzim
Corpo do artigo
O Fafe reagiu com um comunicado aos atos de vandalismo que durante a noite provocaram danos no estádio e autocarro do clube minhoto, em vésperas da equipa ir jogar a casa do Varzim, em jogo da Liga 3.
Comunicado
"Hoje começámos o dia com a inesperada notícia de que a nossa casa, o Estádio Municipal de Fafe, foi vandalizada. Além disso, também os autocarros do nosso clube foram alvos de grafitis.
A estrutura da Associação Desportiva de Fafe está revoltada e triste porque, dia após dia, damos o nosso melhor para espalharmos as boas práticas do desporto: a competição saudável e o respeito mútuo por aqueles com quem cruzamos caminho ao longo de toda uma época desportiva.
Hoje foi possível ler, ao longo de muros e bancadas, palavras de gozo para com os nossos adeptos, para com a nossa cidade. Isso é inadmissível e é mesmo vergonhoso para o(s) autor(es), sendo algo que a AD Fafe repudia de forma total. Mais ainda, associaram o nome do Varzim SC e da Póvoa de Varzim a todo este "circo" infeliz e desrespeitoso.
A AD Fafe e o Varzim SC são dois emblemas históricos do futebol em Portugal, têm várias décadas de existência e muitas histórias para contar enquanto adversários. Mas adversários é isso mesmo: duas instituições que procuram, durante 90 minutos, conquistar três pontos.
Fora das quatro linhas tem imperado o respeito entre estruturas, o fair play entre jogadores, com os dois clubes a darem sempre o máximo para dignificarem as cidades que representam.
Mais realçamos que o próprio Presidente do Varzim SC, o sr. Edgar Pinho, já entrou hoje em contacto com o sr. Jorge Fernandes, Presidente da AD Fafe, para garantir que a formação poveira está igualmente contra este tipo de comportamentos, colocando-se de imediato disponível para ajudar a nossa estrutura no que for necessário. Essa é a essência do #PuroFutebol que, claramente, não existe no coração de quem levou a cabo este ato de vandalismo.
Atrocidades destas (assim como quem as comete) não são adeptos de clube X, Y ou Z porque, um verdadeiro adepto de desporto não se revê em nada disto. Atos destes apenas envergonham quem os comete e servem para manchar um desporto que tanto lutamos para melhorar, para ser um contributo positivo para a sociedade e para as gerações futuras.
Domingo estaremos na Póvoa, prontos para disputar três pontos, com o máximo respeito que levamos para qualquer estádio que visitamos. Contamos ser, como sempre fomos, bem recebidos por um Varzim SC que também quererá os três pontos. Após o apito final, termina mais um jogo mas o respeito mútuo fica.
Porque vandalismo nunca terá lugar no desporto e faltas de respeito nunca serão associadas a paixão.
#adfafe #ajustiçasomosnós"