Criativo aterrou ontem na Invicta e já vestiu a nova camisola. Exceção da FIFA prevê participação dos cedidos na nova prova
Corpo do artigo
Fábio Vieira chegou ao Porto e vestiu logo a camisola. Ontem, ao final da manhã, o médio-ofensivo aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde, acompanhado pela namorada, foi recebido por Andoni Zubizarreta, diretor desportivo dos dragões, e Jorge Costa, diretor do futebol profissional. Um cenário replicado do que se verificou com os dois reforços anteriores, Deniz Gul e Samu Omorodion, mas nem por isso desprovido de novidades. Além de ter ouvido palavras de encorajamento de alguns adeptos ao deixar a zona VIP, o jogador surgiu com a camisola do FC Porto número 10 bem visível. Uma espécie de passagem de testemunho, já que na última temporada pertenceu a Francisco Conceição, transferido para a Juventus.
Emprestado pelo Arsenal até ao final da temporada, Fábio deve integrar hoje os trabalhos do plantel azul e branco no Olival, sabendo Vítor Bruno que, para lá do decurso normal da época, poderá contar com o criativo no Mundial de Clubes. A nova versão da competição da FIFA disputa-se entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano, situação que levantou dúvidas no que toca à utilização de jogadores cedidos. Isto porque, nos emblemas europeus, os contratos expiram a 30 de junho, o que, em condições normais, colocaria um problema aos participantes. No entanto, ao que O JOGO apurou, os clubes já estão a contemplar essa ressalva nos empréstimos de jogadores ao abrigo de uma regra de exceção da FIFA, que inclui o Mundial no calendário de 2024/25 e não da temporada seguinte.