
Fábio Veríssimo no Dragão
AFP
Declarações de Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem, e Duarte Gomes, diretor técnico nacional da arbitragem, numa conferência de imprensa do Conselho de Arbitragem da FPF, na Cidade do Futebol, sobre as primeiras dez jornadas da I Liga
Corpo do artigo
Leia também FC Porto arranjou um belo 31 na liga
Sentem que devia haver sanções mais pesadas para quem incorre em expressões contra árbitros? Como pode ser isso alterado? "Todos concordamos que os nossos regulamentos disciplinares deviam ser mais punitivos. Queremos é que as coisas dessas não aconteçam e se essa é a via para que isso aconteça, tem de ser esse o caminho. A própria APAF vai apresentar à Liga uma sugestão de alteração para o regulamento disciplinar na próxima época, é esperar que os clubes estejam sensíveis a isso e que a Liga retifique, para que estes episódios não aconteçam. É claro que terá de existir uma alteração de regulamentos para serem mais punitivos e céleres."
Depois do relatório de Fábio Veríssimo no Dragão, o que foi feito da parte do CA com os árbitros? Há práticas repetidas deste tipo? O caso da televisão já aconteceu antes? "Sim, esse contacto foi feito como em todos os jogos, com o acompanhamento da secção profissional. Também fizemos questão, apesar de termos quase a certeza, e tivemos a confirmação dos árbitros de que nunca existiu uma situação similar, daí não a terem escrito [em relatórios]."
Luciano Gonçalves disse que queria triplicar o número de árbitros profissionais em Portugal, como fomentar esse crescimento com este clima? "É uma boa questão e essa é claramente a nossa maior dificuldade para esse desígnio. Temos de continuar a trabalhar e a contribuir para melhorar de alguma forma este clima e apoiar as Associações de Futebol distrital e os jovens, de forma a que eles percebam que ser árbitro é uma carreira, que é muito honroso, muito prazeroso e temos de lhes dar essas condições. O que temos de fazer acima de tudo é minimizar este ambiente menos positivo que vai existindo por vezes à volta do nosso futebol."
