Ex-Sporting dá a receita para bater o Lyon: "Sucesso do FC Porto depende de marcar primeiro"
Guarda-redes do Rennes explica a O JOGO que os "gones" não reagem bem à desvantagem.
Corpo do artigo
"Circulação de bola rápida" e "muita movimentação" é a receita de Salin para o FC Porto, hoje, em Lyon, onde precisa de vencer por dois golos de diferença para ultrapassar a eliminatória sem precisar de ir a prolongamento ou a penáltis.
O guarda-redes já viu o seu Rennes fazê-lo por duas vezes esta época (4-1 e 4-2), a última há poucos dias, precisamente no estádio em que os dragões vão jogar. "Esta semana foram publicados dados estatísticos que dizem que somos a equipa que procura menos o drible e o um para um. Portanto, qualquer equipa pode fazer o que nós fizemos", sustenta o ex-guarda-redes do Sporting em O JOGO.
"Se o adversário começa a ganhar, eles dificilmente conseguem dar a volta. Nós sabíamos disso. O sucesso do FC Porto depende de marcar primeiro, o que tornará o jogo diferente", afiança o guardião, defendendo que o cansaço acumulado não justifica o desaire dos "gones" no domingo. "Jogámos com eles com menos um dia de descanso", lembra.
A boa campanha do Lyon na Liga Europa tem contrastado com uma prestação aquém das expectativas no campeonato francês, onde o adversário do FC Porto ocupa o 10.º lugar. As razões para a discrepância de rendimento são várias, mas Salin considera que o adversário portista lida mal com a adversidade.
"Quando surgem dificuldades, ninguém pensa no coletivo e começa-se a agir individualmente. Quando estava no Sporting, havia mais pressão e, quando o adversário entrava a ganhar, cada um achava que tinha de fazer isto ou aquilo, a falar mais alto. Não é assim. O público também começa a ficar nervoso e aqui é igual, vinca o jogador, de 37 anos, que vê ainda fatores externos contribuírem para a instabilidade desportiva. "É uma grande instituição, mas não vive um período fácil, está um pouco doente. Ficou menos estável com a saída do Juninho [ex-diretor desportivo], que ninguém esperava. Podem ser muito bons num jogo e ter muitos problemas no seguinte", nota.
Sérgio Conceição é descrito como um "treinador de grande capacidade", que estará atento a todos os detalhes, mas Salin termina com uma ressalva, em jeito de alerta aos dragões. "Tenho a certeza absoluta de que, com as dificuldades que o Lyon tem no campeonato, dificilmente chegará aos lugares europeus. A única coisa que podem fazer para salvar a época é ganhar na Liga Europa. Vão dar tudo, por isso pode ser complicado", finaliza.