Em 22 jogos, o avançado já igualou o registo da época passada, mas com menos de metade de utilização: cinco assistências. Taremi é quem mais beneficia. No Brasil não tinha qualquer passe para golo.
Corpo do artigo
Os primeiros meses desta temporada confirmam o crescimento de Evanilson, um avançado que está cada vez mais completo.
Aos golos que marcava, o brasileiro acrescentou assistências desde que chegou a Portugal
Aos golos que costuma marcar - e esta época já são oito, depois de ter chegado aos 21 remates certeiros em 2021/22 - o brasileiro, de 23 anos, começou a acrescentar assistências à pessoal, algo que nunca tinha feito antes de atravessar o Atlântico. Apesar de a temporada ainda nem ter chegado a meio, Evanilson já soma cinco passes para golo para os companheiros, igualando o número alcançado em toda a época passada, o que diz bem da evolução que tem registado desde que chegou ao futebol português e ao FC Porto em particular.
Contratado no verão de 2020, Evanilson não somou qualquer assistência como profissional no Fluminense e na curta experiência que teve nos russos do STK Samorin, clube que representou em 2018, emprestado pelo emblema brasileiro. De regresso ao Rio de Janeiro, alinhou pela equipa principal em três jogos, em 2019, e 22 no ano seguinte, e continuou sem contabilizar ofertas, situação que também aconteceu na primeira temporada no FC Porto. Nessa altura, foi chamado por Sérgio Conceição em 24 jogos, em todas as competições, tendo marcado quatro golos, mas sem registo de passes para os golos dos companheiros.
Evanilson soma cinco assistências esta época em 22 jogos e já igualou esse registo de 2021/22. Taremi é quem mais tem beneficiado dos passes do companheiro do ataque
Desde que aterrou em Portugal, o crescimento e Evanilson tem sido notório, tornando-se num jogador mais completo em relação àquele que estava no Brasil, razão pela qual o treinador não tem prescindido dos seus serviços a lado de Taremi, precisamente o companheiro que mais tem beneficiado dos seus passes "mortais". Esta época, contra Tondela, Marítimo e Atlético de Madrid, o iraniano festejou graças ao brasileiro. Otávio (Portimonense) e Marcano (Boavista) foram os outros portistas que marcaram após passe de Evanilson.
Estas cinco assistências, como já referimos, igualam o registo da temporada passada, mas em menos de metade dos 46 jogos que fez. Ainda a recuperar da entorse no joelho esquerdo sofrida no dérbi do Boavista, Evanilson deve falhar os jogos todos da fase de grupos da Taça Liga e só poderá dar continuidade a esta produção no final do mês, quando o FC Porto defrontar o Arouca, para o campeonato.
15425720
15425913