"Está na altura de todos pararmos um bocadinho e pensarmos no que tem de ser o TAD"
ENTREVISTA, PARTE III - Para contribuir para uma justiça mais célere, a Liga profissionalizou a Comissão de Instrutores. Uma medida cujos "benefícios serão muito maiores do que os custos", afirma Helena Pires, diretora-executiva coordenadora da Liga
Corpo do artigo
Dirigente frisa a necessidade de refletir sobre o que deve ser o Tribunal Arbitral do Desporto.
Em relação à questão da fiscalização aos clubes. É possível contornar situações de providências cautelares que atrasam os processos na justiça desportiva?
-O presidente já deu nota sobre o que se deve fazer em relação ao TAD. Está na hora de parar para pensar em conjunto o que tem e deve ser votado. Estamos disponíveis para ter essa conversa e estamos totalmente tranquilos.
O TAD é um mecanismo de bloqueio nesta altura?
-Não sei se é um mecanismo de bloqueio nesta altura. Não quero entrar em detalhes em relação ao TAD. Está na altura de todos pararmos um bocadinho e pensarmos no que tem de ser o TAD e, portanto, acho que essa ponderação tem de ser feita com a maior brevidade, porque o que todos nós ouvimos é que o TAD não está a corresponder às expectativas. Portanto, vamos parar, vamos refletir, e a Liga está completamente disponível para fazer parte dessa conversa.
"Estamos disponíveis para fazer parte da solução, da reestruturação do que quer que seja, para que olhemos para o TAD de uma forma diferente"
A justiça desportiva continua a ser criticada por ser lenta...
-Por isso é que dizemos que está na altura de ponderar o que é o TAD e quais são as suas finalidades. Em relação às capacidades da Liga para desenvolver uma justiça mais célere, esta época desportiva reformulámos e profissionalizámos a Comissão de Instrutores e deixámos de ter um prazo de 88 dias para instrução e passamos a ter 23. Estamos a trabalhar para a celeridade processual. Tem custos, mas o benefício será seguramente muito maior do que o custo. Sobre o TAD, estamos disponíveis para fazer parte da solução, da reestruturação do que quer que seja, para que olhemos para o TAD de uma forma diferente.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2023/08/oj_liga_3_20230822053620/hls/video.m3u8