Diretor-geral do FC Porto não equaciona ver sair Sérgio Conceição no final da época, até porque há vários sub-19 para fazer crescer.
Corpo do artigo
Luís Gonçalves, diretor-geral para o futebol profissional do FC Porto, conversou com O JOGO na sequência do triunfo da equipa de juniores na Youth League da UEFA, "a Liga dos Campeões do escalão", como frisou, o que muito o orgulha, "como a todos os portistas e portugueses, por ser o primeiro título destes para o futebol português".
Luís Gonçalves foi o mais alto dirigente portista presente na Suíça e não se coibiu de deixar rasgados elogios a todos aqueles que permitiram "um sucesso inédito", com ênfase especial para Sérgio Conceição. Não porque o treinador da equipa principal tenha sido o principal responsável, mas porque contribuiu em medida elevada, como, aliás, Rui Barros, da equipa B e toda a estrutura do futebol de formação que José Ferreirinha Tavares coordena.
"Não me preocupam as declarações. Acredito que Sérgio vai continuar connosco"
Conceição ganha foco não só pela importância na conquista - que Mário Silva também frisou - como pelas declarações após o empate em Vila do Conde. "Se não ganhar, vou-me embora", disse então. Luís Gonçalves não acredita. E é, à imagem de Pinto da Costa, um homem tranquilo a esse propósito. "Não me preocupam as declarações. Acredito que Sérgio vai continuar connosco. Tem contrato connosco, esta é a casa do Sérgio e ninguém deve sair de casa. Ponto", sublinhou.
"Sérgio Conceição é a mais-valia disto tudo. É um craque, tudo nele é bom"
Este foi o ponto de partida para mais uma série de elogios ao treinador, que Luís Gonçalves considera o pilar do projeto azul e branco. "Temos confiança em todos, mas fundamentalmente no nosso líder. Sérgio é a mais-valia disto tudo. É um craque, tudo nele é bom. E tem uma coisa que me faz sentir muito orgulhoso: é como eu, gosta muito, muito do FC Porto. Não é só treinador, a paixão tem a ver também com o emblema. Tem paixão pelo que faz e pelo clube que ama. Associa as duas coisas, é um dragão a sério", elogiou.
Prova de justiça e a crença do treinador nos sub-19
O campeonato está mais difícil, mas a vontade de lutar até ao fim mantém-se. O FC Porto quer mostrar que merece mais, independentemente de o vir ou não a conseguir.
"Com trabalho, dedicação, paixão, amor e união de todos é sempre possível alcançar os maiores feitos. O FC Porto sempre foi grande com Jorge Nuno Pinto da Costa ao leme por ter estes ingredientes e eu acredito profundamente que vamos continuar a estar no topo do futebol português", manifestou.
"Sérgio é aquilo que se chama um grande dragão"
"Não sei se vamos ganhar ou não o campeonato principal, ainda falta algum tempo, mas sei que vamos continuar empenhados até ao último segundo para demonstrar que merecemos estar no topo", fez questão de acrescentar. Aconteça o que acontecer, a pré-época de 2019/20 terá alguns sub-19 integrados, como são o caso de Fábio Vieira, Romário Baró ou Fábio Silva.
"Não tenho nenhuma dúvida, acredito profundamente que isso vai acontecer. O presidente, eu e o Sérgio conversamos muito sobre isto. O nosso treinador acredita nestes jovens, vê os jogos, vê os sub-19, vê os sub-17, vê os sub-15 e isso é um fator que nos ajuda a ter mais empenho, porque além do grande treinador que é, Sérgio é aquilo que se chama um grande dragão, porque tem a paixão do FC Porto associada. E isso é muito importante para que o futuro esteja garantido", insistiu.