Rodrigo Gomes, mágico contra o Celta de Vigo, está na linha dos melhores extremos vindos da formação.
Corpo do artigo
Lançado às feras a meio da época passada para preencher (como ala) a vaga deixada por Galeno, transferido para o FC Porto, Rodrigo Gomes pegou de estaca, ficando aquém das expectativas somente na concretização.
De temperamento "sossegado", o extremo tranforma-se num bom "rebelde" em campo. "Por ser muito vertical, sempre fez golos com grande facilidade", conta Pedro Pires, treinador dos sub-17.
A fama de bom finalizador acompanha-o desde a formação do Braga e o atacante de 19 anos justificou-a no recente jogo com o Celta de Vigo ao assinar um golo fabuloso, num lance em que misturou drible com um inesperado movimento de rotação dentro da área antes de atirar para o fundo da rede.
"Sinceramente, não sei se foi o melhor golo dele e aquela rotação não foi propriamente uma novidade. É um gesto técnico que sempre usou com alguma regularidade. Assisti a vários grandes golos do Rodrigo. Este foi importante porque foi o primeiro pela equipa principal e, naturalmente, vai dar-lhe muita confiança", estima Pedro Pires, o treinador dos sub-17 do Braga, que também ajudou a polir, entre outros diamantes, os extremos Pedro Neto (Wolverhampton) e Francisco Trincão (Sporting).
Ligação de Rodrigo Gomes ao Braga é válida até junho de 2026. Está blindado por uma cláusula de 35 milhões de euros
Pedro Pires esclarece que os três "são diferentes", sendo Rodrigo Gomes aquele que terá melhor relação com os golos. "Os outros têm mais capacidade de drible, tentam sempre assistir os companheiros. Já o Rodrigo faz golos com maior facilidade por ser muito vertical nas ações ofensivas. Entrando na zona de tiro, não hesita e remata. Sempre foi assim", conta o treinador , dando conta de um falso tímido que se "transforma em campo". "É muito sossegado, mas em contexto de competição é um rebelde à solta", caracteriza.
Certo de que "não vai andar em bicos de pés só por ter apontado um grande golo ao Celta", o treinador do setor da formação explica ainda que Rodrigo Gomes sai claramente a ganhar com o novo desenho tático do Braga, (4x4x2) implementado por Artur Jorge.
"A concorrência é muito forte. Até o Cristiano Ronaldo foi entrando aos poucos"
"Vai mais de encontro com as características dele. Está mais próximo da baliza. No anterior sistema (3x4x3), precisava de percorrer mais metros para chegar à área. O Artur Jorge conhece-o bem e até chegou a utilizá-lo na equipa B como segundo avançado", detalha. A aventura de Rodrigo Gomes ainda só está "no começo" e, por isso, Pedro Pires nem o dá como certo na receção ao Sporting. "A concorrência é muito forte. Até o Cristiano Ronaldo foi entrando aos poucos no começo da carreira, como sénior", assinala.
15064971
Golo muito aplaudido nas redes sociais
O golo marcado por Rodrigo Gomes frente ao Celta de Vigo foi partilhado pela famosa conta de Instagram "433" (51,1 milhões de seguidores), com a descrição "Quando libertas o Zidane que há em ti", e as reações não se fizeram esperar.
Neste momento, a publicação conta com 462,245 "gostos" e 466 comentários.
15065163