Numa análise que não contabiliza as situações provenientes de grandes penalidades, o clube da Luz tem 3,33 ocasiões por jogo. Se forem incluídos os penáltis, passa de décimo para 23.º neste ranking.
Corpo do artigo
Jorge Jesus tem dito desde o arranque da época que a equipa consegue gerar oportunidades e que tem sido na eficácia que o Benfica tem pecado, principalmente no início de janeiro e fevereiro, quando na Liga só ganhou um dos seis encontros.
13511227
E os números europeus comprovam-no: as águias têm em média 3,33 chances claras por encontro do campeonato, ficando, entre as primeiras seis ligas do Velho Continente, apenas atrás do Bayern de Munique, com 3,36, contabilizando aqui lances originados pelo ataque ou "ofertas" das defesas rivais. Nos dados do "GoalPoint", se excluirmos os erros dos adversários, o Benfica é até a equipa da Europa que mais perto fica do golo, com 3,04 ocasiões flagrantes, numa análise que não contabiliza penáltis.
Segunda equipa com mais chances claras na Europa, o Benfica está apenas no décimo lugar do ranking europeu na finalização. A média de 1,75 golos por jogo, fruto dos 42 obtidos em 24 jornadas, coloca-o atrás de Eintracht Frankfurt (1,77) numa lista que tem no top-5 o Bayern (2,73), o Barcelona (2,29), a Atalanta (2,26), o Inter (2,22) e o Dortmund (2). Nesta, estamos a excluir as grandes penalidades, que não são consideradas ocasiões claras no jogo decorrido, fazendo com que Sporting e FC Porto, beneficiados com quatro e nove penalidades, respetivamente, tenham, curiosamente, exatamente a mesma média do Benfica.
Só batidos pelo Bayern nas chances flagrantes, os encarnados descem para décimo nos números da finalização
Se incluirmos os pontapés da marca de 11 metros, da qual o Benfica ainda teve oportunidade de marcar na Liga, as águias caem do décimo para o 23.º lugar.
Nas últimas cinco jornadas no campeonato, o Benfica ganhou as derradeiras quatro e cresceu nos dados, conseguindo quatro ocasiões flagrantes, quase o dobro dos rivais: 2,04 para o leão, 2,01 para o FC Porto. Ainda assim, o clube da Luz só marcou nove golos, numa média de 1,8 golos por jogo.
Grimaldo é o quinto no continente
Segundo os números recolhidos, Grimaldo tem uma média de 0,7 ocasiões flagrantes por jogo na Liga e entra no top-5 da produção ofensiva em atletas com mais de 1080 minutos, ou seja que sejam habitualmente titulares. O ranking é liderado por Josip Ilicic (Atalanta), Ángel Di María (PSG), Filip Kostic (Eintracht Frankfurt) e Kevin De Bruyne (Manchester City). Apesar da importância do lateral-esquerdo, a verdade é que o Benfica tem números semelhantes de criação nos corredores canhoto e direito.