Este Bayern é uma das "melhores equipas da história do futebol", disse-o Lopetegui, mas a estatística joga a favor dos dragões...
Corpo do artigo
Neste duelo de Munique, há estatísticas para todos os gostos, mas a maior parte delas - ou as mais significativas - está do lado do FC Porto.
Para começar, os dragões defenderam uma vantagem de dois golos por dez vezes, tendo-se apurado em nove ocasiões, numa taxa de sucesso que só o Grasshopper (Suíça) contrariou, e em prolongamento, em 1980/81.
Por outro lado, nunca o Bayern Munique conseguiu virar uma desvantagem nas quatro vezes em que começou a eliminatória a perder fora por dois golos. Há ainda a sublinhar o facto de entre as oito equipas que continuam em prova, só o FC Porto ainda não perdeu na Champions. Já lá vão nove jogos (11 com play-off) e manter a invencibilidade garantirá sempre o apuramento.
Mas se estes números jogam a favor dos dragões, há outros que colocam os alemães nas meias-finais. Por exemplo, o Bayern ganhou 13 dos 23 jogos contra equipas portuguesas, mas nos oito duelos a eliminar apurou-se sempre. Mais: na Alemanha nunca nenhuma equipa portuguesa ganhou ao Bayern.
Para além disso, a história mais recente conta que o Bayern ainda não sofreu golos em casa nesta Champions. E ao todo, durante a época, só quatro equipas conseguiram essa proeza, mas apenas o Moenchengladbach ganhou.