Os dois médios vão colmatar a zona mais fragilizada da equipa de Barcelos, depois da saída de Vítor Carvalho para o Braga, uma baixa de vulto que deixou Fujimoto desprotegido
Corpo do artigo
O Gil Vicente tem dois jogadores em Barcelos à espera de assinarem contrato, algo que deverá acontecer nos próximos dias. Maxime Dominguez, médio-ofensivo suíço, de 27 anos, chega do RKS Raków, do primeiro escalão da Polónia, e Mory Gbane, médio-defensivo costa-marfinense, de 22 anos, do NK BSK Bijelo Brdo, da II liga croata. Têm tudo acertado com os gilistas, que tardam em oficializar os acordos, e logo para uma zona do terreno em que a formação de Vítor Campelos está carente, tendo transitado desde a época passada, apenas, Kanya Fujimoto, Pedro Tiba e Roan Wilson. Este último, um jovem, que chegou em janeiro e que só participou em cinco jogos.
Os dois jogadores, que esperam por documentação dos emblemas de origem, estão há vários dias em Barcelos, à espera de serem oficializados como reforços. O clube não esclarece razões do atraso.
Maxime Dominguez poderá dar mais criatividade ao meio-campo, assumindo-se até como um "box-to-box", a exemplo de Pedrinho, que brilhou em Barcelos na época de 2021/22, libertando, na altura, Fujimoto para a melhor temporada de sempre. O suíço, formado no Servette e com passagens, também, pelo Zurich, Lausanne e Neuchatel, participou em 123 partidas no campeonato do seu país de origem e marcou 15 golos, números que foram suficientes para chegar à I liga polaca, em 2021, para representar o Miedz Legnica, clube pelo qual melhorou o rendimento, marcando seis golos e assinando duas assistências em 33 jogos no primeiro ano, concretizando um golo e assistindo por seis vezes na segunda temporada, em 29 encontros. O jogador pertence aos quadros do RKS Rákow.
Há a expectativa que os dois jogadores possam atuar na primeira jornada da Liga, frente ao Portimonense.
Quanto ao costa-marfinense Mory Gbane, fora do seu país teve uma experiência na Croácia, no NK BSK Bijelo Brdo, da segunda liga, entre 2020 e 2022, somando 55 jogos e marcando cinco golos. Na época seguinte, o médio evoluiu na primeira liga russa, ao serviço do Khimki, participando em 23 partidas, com o registo de uma assistência.