A campanha na Liga Europa também inflacionou o número de jogos dos vimaranenses, mas cinco dos nomes aqui referidos nem sequer integraram o plantel de 2018/19. Subida vê-se em tempo, golos e assistências
Corpo do artigo
Entre os jogadores que o treinador Ivo Vieira tem à disposição no Vitória, há dez que já superaram, ou igualaram, os registos que alcançaram em toda a época passada.
Época anterior foi complicada para o lateral-esquerdo Florent, mas atual é de afirmação: quase triplicou minutos de utilização: 1828.
É claro que a Liga Europa inflacionou o número de jogos da formação de Guimarães - foram 12 partidas que não existiram em 2018/19 -, mas não é menos verdade que há vários jogadores bem lançados para uma temporada de máximos pessoais. Por outro lado, dos dez aqui referidos, cinco nem sequer estavam na equipa do Vitória na temporada transata.
Nesse sentido, também podíamos referir Edmond Tapsoba e de Al-Musrati, apostas bem-sucedidas provenientes da equipa B, mas que optámos por deixar à margem da comparação por terem apenas competido nessa formação.
A lista exposta aqui ao lado contempla jogadores de todos os sectores e é curioso constatar que o médio Denis Poha tem exatamente o mesmo tempo de utilização (1366"), mas a maioria já leva mais minutos nas pernas; Florent quase que os triplicou, até. Neste âmbito, fica ainda a nota para Frederico Venâncio, que n aluta por mais tempo de jogo já superou as partidas de 2018/19: 11 contra oito.
De olho no impacto nos golos, há vários nomes que se destacam. João Carlos Teixeira passou de uma folha em branco de golos e assistências para, respetivamente, quatro e dois. Pêpê é outro nome em afirmação e só está a um golo de bater o seu recorde pessoal, que remonta a 2016/17, no Benfica B. Mais à frente, Marcus Edwards está em cima dos registos que fez no dobro dos jogos pelo Excelsior, na Holanda, enquanto Rochinha duplicou as assistências e já atingiu o seu máximo de golos numa temporada.
Da defesa ao ataque, uma dezena já bateu ou, no mínimo, igualou os registos de toda a época passada
A melhoria de rendimento também chega aos artilheiros, ainda que Bonatini saiba o que é terminar uma com 20 golos - fê-lo em 2015/16, ao serviço do Estoril. Fora destas contas mas certamente garantido numa comparação no final da época está Davidson. O extremo só precisa de três disparos certeiros para superar o seu máximo, que fixou na época passada.
Sem folgas até ao jogo de sábado
A preparação do V. Guimarães para o jogo com o Benfica, agendado para sábado no D. Afonso Henriques, faz-se sem paragens. Depois das miniférias de Natal, Ivo Vieira desenhou um plano sem folgas e com treinos diários à porta fechada, de manhã.
A exceção será a sessão de trabalho do dia de Ano Novo, que se realizará durante a tarde. Na enfermaria permanecem Jhonatan, Wakaso, Joseph e Ola John.
11659115