David Carmo a afiar o "machado": "Quer mostrar que podem contar com ele no FC Porto"
Defesa dedica parte das férias a trabalhar para aparecer em força na pré-época. Técnicos revelam um pouco do treino em O JOGO e perspetivam evolução. Aliado ao trabalho de ginásio com a finalidade de lhe dar mais força e resiliência, o esquerdino dos dragões viu o estilo de jogo dissecado por um analista para aprimorar os pontos fortes e disfarçar os mais fracos.
Corpo do artigo
As redes sociais estão por estes dias recheadas de fotografias de jogadores a trabalhar nas férias. O tempo em que este período servia apenas para descansar e viajar já lá vai e, quem quiser estar a top desde o primeiro dia da nova temporada, sabe que tem de alternar os banhos de sol com algum treino. Foi com esse objetivo que David Carmo procurou a "Apex", uma academia algarvia que, em parceria com a "The Peak", tenta ajudar o central a "afiar a lâmina do machado" para atacar um lugar no onze do FC Porto em 2023/24 logo desde o arranque, marcado para o dia 7 de julho.
A analogia é efetuada em O JOGO por Julerson Dias, um dos responsáveis pelo trabalho de campo desenvolvido pelo portista, explicando a necessidade de atletas como o esquerdino dos dragões em "aprimorar pequenos detalhes que no futuro podem fazer a diferença".
"Procuramos um analista para ver o que o David [Carmo] precisava de trabalhar mais, porque todos os jogadores têm pontos fortes e alguns mais fracos", acrescenta o sócio Christian Witkowski, recém-chegado dos Estados Unidos, onde é habitual os atletas "fazerem este investimento fora da época" para atenuar perdas causadas pela falta de competição.
Determinado em mostrar que podem contar com ele
A parte física do "trabalho complementar" realizado por David Carmo foi orientada por Geraldino Barbosa, velho conhecido do jogador do FC Porto. "Foram duas semanas de ginásio, gerindo cargas de treino e trabalhando aspetos para ele ser mais capaz dentro do campo", explica "Du", sustentando que Carmo "é um jogador bastante completo" e contrariando aquele estereótipo de que um atleta alto não é tão ágil. "Quanto mais rápido e forte for, melhor performance conseguirá ter e isso reflete-se em ações como o choque, a mudança de direção e a aceleração ou desaceleração. Aliado ao trabalho de campo, o nosso intuito foi torná-lo mais capaz em termos de força e resiliência, porque um atleta mais resiliente será capaz de jogar ao mais alto nível mais tempo", lembra.
A aceitação por parte de David Carmo dos capítulos a melhorar foi total e o empenho, garante Julerson, foi de "100%". Mas não por sentir que tem algo a provar aos adeptos do FC Porto na próxima época. "Estar no Algarve também dá para conciliar as duas coisas, mas, acima de tudo, ele quer estar bem. Não vi ali uma motivação extra. Ele preferiu preparar-se e abrir mão das férias para estar pronto", declara o treinador, mostrando-se em sintonia com "Du" na análise deste lado mais pessoal. "Trabalho com ele desde o tempo do Braga e sempre foi assim: trabalhador, focado e disciplinado. Não está satisfeito com o que conseguiu e quer mais. Quer mostrar que podem contar com ele no FC Porto", indica.
Com Sérgio Conceição todos partem do zero, pelo que a pergunta é imperativa: Carmo estará mais preparado para dar a volta a uma temporada de estreia que ficou aquém do esperado? "Existem fatores que não controlamos, mas, em termos de capacidades físicas e, mesmo emocionais, vai iniciar bem, com vontade de trabalhar. Vai para acrescentar e tem mais do que condições para se afirmar", afirma "Du". "Fomos jogadores e, quando conversamos com o David, dá para perceber que está preparado, que está com vontade de jogar", conta Christian Witkowski. "Testemunhámos o trabalho que fez, acreditamos que o treino dará fruto e esperamos que seja uma época muito boa para ele", remata Julerson Dias.
Manhãs são para treinar
A sessão de trabalho de David Carmo nas férias ocorre principalmente de manhã, tal como acontece na maior partes das vezes ao longo da época no FC Porto, e tem a duração de sensivelmente 1h30. As tardes e os fins de semana são para recuperar do esforço.