Declarações à Sport TV de Custódio Castro, treinador do Alverca, após a derrota por 1-2 na receção ao Benfica, este domingo, para a quarta jornada da I Liga
Corpo do artigo
Foi um Alverca fiel às suas ideias? "Temos uma forma de trabalhar, não abdicamos das nossas ideias. Não sou aquele tipo de treinador que vai dizer que perdemos um jogo e não abdicamos daquilo que é a nossa identidade. Temos uma identidade, não tem a ver muito com isso, sabíamos a grande equipa que estávamos a defrontar e abordámos o jogo de uma forma serena, de forma profissional, olho para o jogo e vejo um bom jogo de futebol. Um ou outro erro de arbitragem, sinto isso, não gosto de entrar por aí, mas temos de ver muito bem aquela situação de interferência no primeiro golo. Mas faz parte, também tem direito a errar. Se calhar, temos de olhar mais para aquilo que é o VAR e olhar para este lance com mais atenção."
Análise ao jogo? "Foi um bom jogo, duas equipas equipa a tentar, é um facto que o Benfica tem duas ou três oportunidades na primeira parte, mais bola e faz dois golos. Podíamos também ter aproveitado melhor os espaços que tínhamos trabalhado. Ouvi o Bruno Lage dizer que o Samuel está em grande forma e é um facto, está numa forma monstra. Viu-se hoje outra vez. Foi em busca de relançar o jogo na segunda parte, os jogadores acreditariam muito naquilo que estávamos a fazer e nos espaços que podíamos explorar, da profundidade através do Marco e do Cedric, acaba por ser uma vitória moral. Penso que se empatassemos este jogo, depois de estarmos a perder 2-0, não nos caía mal."
Um jogo com dois momentos: o primeiro golo do Benfica e a expulsão do Dedic que levou o Alverca a acreditar? "Acreditamos sempre que é possível fazer qualquer coisa, tal como tinha falado, o Benfica não tinha sofrido golos e dissemos que íamos tentar marcar golos, isso aconteceu. Não era uma derrota que nós esperávamos, quando ficamos 11 contra 10, carregamos, fizemos alterações táticas, tentamos flanquear mais um jogo, tirámos um central e metemos o Gonçalo Esteves. Foi essa a nossa tentativa de ir atrás do resultado, fizemos um golo e podíamos ter feito mais um pelo menos."
Quão importante será esta paragem no campeonato? "Muito importante, não sei se ainda virá mais reforços. É importante trabalhar as nossas ideias, estamos a fazê-lo desde o primeiro dia, mas no primeiro dia não tínhamos ainda tantos jogadores. É muito importante trabalhar, basta ouvir os treinadores das grandes equipas que dizem que precisam de muito tempo para trabalhar e o Alverca também precisa de um pouco mais de tempo. Quero dar os parabéns a esta moldura humana, a cidade merecia. Parabéns também a quem preparou estas infraestruturas, a Direção que tem feito um trabalho enorme para que o Alverca tenha cada vez mais condições de I Liga."
A presença de Vinícius Júnior? "É sempre importante a presença dele, como a presença de todos os adeptos do Alverca, queríamos muito fazear algo diferente no jogo, não foi possível."
Alex Amorim
Boa exibição apesar da derrota? "Prevalecer a vontade e garra da nossa equipa, somos um grupo muito jovem, mas mostrou no jogo de hoje personalidade e coragem, mas faltou um pouco de sorte. O Benfica é uma equipa de alto nível, de Champions League, mostramos a nossa força. Não saímos com um resultado positivo, mas valeu a exibição e o apoio dos adeptos. Estamos a crescer e o clube passa toda a confiança para nós. Somos uma equipa jovem, e estamos aqui para lutar e brigar porque a temporada é longa e acredito que vamos fazer uma grande época."
Era importante mostrar o que o Alverca pode fazer? "A personalidade é sempre muito importante. o treinador passa para nós que temos de ter coragem e passa confiança, foi isso que tentamos mostrar dentro de campo. Corremos, esforçamo-nos e mostramos coragem e personalidade."
O que significa a presença de Vinicius Junior nas bancadas? "Gratificante, um jogador desse nível, como é o Vini, um dos melhores do mundo, estar aqui nos prestigiando. Sinto-me muito grato por ter a oportunidade de vestir esta camisola e o Alverca acima de tudo."
Vinícius fala convosco? "Sim, dá algum apoio, manda vídeos para nos ajudar e estamos aqui para isso. Para trabalhar."