Contratado ao Schalke 04 por cinco milhões de euros, a boa campanha do uruguaio já o coloca com um valor de oito milhões. Boa época ao serviço do Braga valeu-lhe o regresso à do Uruguai, tendo mesmo sido aposta do carismático Marcelo Bielsa para jogar de início no particular contra o País Basco... de Álvaro Djaló.
Corpo do artigo
Contratado no último verão, Rodrigo Zalazar tem visto a cotação subir gradualmente com o decorrer da época, confirmando tudo aquilo que se esperava dele e que levou a SAD bracarense a catalogá-lo como prioritário para esta época. O Schalke 04 não estava disposto a abrir mão do uruguaio, até porque tinha contrato, mas a descida à II Liga alemã facilitou a tarefa.
Zalazar, de 24 anos, foi contratado por cinco milhões de euros no último verão, mas, em dezembro, já estava avaliado em seis pelo Transfermarkt. A boa temporada valeu-lhe nova subida no passado dia 8, valorizando em dois milhões de euros: agora vale oito milhões.
A confiança nas qualidades de Zalazar era tal que a SAD presidida por António Salvador estabeleceu de imediato uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros e um contrato até 2028, evitando o ataque de tubarões do futebol mundial. Além da previsível importância que teria no Braga, Zalazar é internacional uruguaio, tem margem de progressão e é expectável que esteja na próxima edição da Copa América e no Mundial’2026.
O médio entra na contas do selecionador uruguaio, o carismático Marcelo Bielsa, e foi convocado para os jogos contra o País Basco e a Costa do Marfim. Zalazar foi titular no empate a um golo no particular disputado no Estádio San Mamés, dia em que teve pela frente Álvaro Djaló, companheiro no Braga.
Esta chamada foi um regresso à seleção do Uruguai. Na primeira e única vez que tinha sido chamado, em junho de 2023, ainda ao serviço do Schalke 04, foi titular e bisou na goleada de 4-1 à Nicarágua.
Representar de novo o seu país é o corolário da boa campanha que está a realizar no Braga, onde já bateu alguns recordes de carreira e ameaça superar mais alguns. Para já, o médio soma 41 jogos em todas as competições na presente temporada, ultrapassando os 35 que fez pelo St. Pauli, em 2020/21. Em matéria de assistências, contabiliza nove e superou as seis que efetuara na época passada. Falta-lhe melhorar o registo de golos: tem cinco remates certeiros e está a dois de igualar os sete alcançado em 2021/22 com a camisola do clube de Gelsenkirchen.
Niakaté apto para o Portimonense
Niakaté treinou ontem sem limitações e está em condições de alinhar na segunda-feira contra o Portimonense. O central regressou a Braga depois de ter estado ao serviço da seleção do Mali, mas não alinhou em nenhum dos jogos particulares, contra a Mauritânia e a Nigéria. Assim, o defesa irá formar dupla no eixo com Serdar, recuperado do choque com o guarda-redes Matheus no encontro com o Gil Vicente que o obrigou a ir ao hospital. Baixa certa no eixo defensivo é Paulo Oliveira, ainda a recuperar de lesão.
Horta e Borja em dúvida
Ricardo Horta e Borja continuam em dúvida para o jogo de segunda-feira, em Portimão. Os dois jogadores abdicaram dos três dias de folga para acelerarem a recuperação, mas não é garantido que possam entrar nas contas para o jogo no Algarve. Caso o internacional colombiano não recupere a tempo, e tendo em conta que Adrián Marín está lesionado, Joe Mendes pode voltar a ser adaptado.