Médio Fábio Vieira assumiu um papel de relevo na equipa B e está na calha para saltar para o plantel principal. Período de isolamento parou conversas
Corpo do artigo
Dragões reconhecem a evolução do esquerdino, que é o segundo melhor marcador dos bês, e veem-no como um talento de futuro. Rui Jorge deu-lhe uma oportunidade nos sub-21... e o jovem faturou.
Figura em destaque a partir do momento em que passou a ser utilizado regularmente na equipa B, Fábio Vieira já foi informado da vontade do FC Porto em oferecer-lhe um novo contrato.
O JOGO sabe que os contactos preliminares foram feitos no começo do mês de março, na antecâmara da suspensão forçada das competições, devido à pandemia da Covid-19, e as conversas serão retomadas assim que as medidas de prevenção decretadas pelas autoridades forem levantadas.
O médio está ligado até 2022 aos dragões, que lhe colocaram uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros no momento da última renovação (2018), mas entretanto o jogador de 19 anos deu um salto qualitativo e está agora na calha para a equipa principal.
Essa ascensão poderia ter acontecido na pré-época, não fosse uma chamada ao Europeu de sub-19, mas a subida ao patamar intermédio (equipa B) entre os juniores e o plantel principal foi recebida sem dramatismos por Fábio Vieira.
O valor da cláusula de rescisão do internacional sub-21 português é de 30 milhões e foi selada na última renovação, em 2018
O médio foi-se adaptando sem pressão ao futebol sénior e aos poucos conquistando espaço nas opções de Rui Barros com exibições positivas, que lhe valeram, inclusive, a estreia na seleção de sub-21 - chegou a fazer um golo à Noruega.
Com a subida de Vítor Ferreira ao plantel principal, em meados de janeiro, Vieira assumiu então um papel de relevo e foi decisivo na obtenção da melhor série de resultados esta temporada (quatro vitórias e dois empates).
Durante esse período, o esquerdino marcou a Benfica B, Covilhã, Farense e Casa Pia e ainda juntou mais dois golos na derrota (3-2) pela diferença mínima frente ao Vilafranquense, na última jornada antes da paragem da II Liga.
Sem nada para atrapalhar no verão, pelo facto de o Campeonato da Europa de sub-21 ter sido adiado, tudo aponta para que Fábio Vieira tenha a esperada oportunidade de fazer a pré-época com o FC Porto. E a hipótese de a cumprir já com um novo contrato assinado está em cima da mesa.