O CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, reagiu em comunicado
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina da FPF abriu um processo disciplinar à jornalista da Sport TV, Rita Latas, na sequência de uma pergunta feita a Rúben Amorim no final do Sporting-Chaves (0-2), partida da quarta jornada da Liga Bwin.
Perante este facto, o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, reagiu em comunicado, referindo "os jornalistas não podem ser escrutinados por nenhum Conselho de nenhuma Federação ou Liga, nem por nenhum clube. Nunca. Jamais."
COMUNICADO DO CNID
"Processo espúrio instaurado a uma jornalista
O CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto tomou conhecimento de que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo a uma jornalista da Sporttv.
Esta é só mais uma das muitas coisas estranhas que se passam no âmbito da Justiça Desportiva, porquanto a Jornalista se limitou a fazer o seu trabalho, fazendo uma pergunta ao treinador do Sporting sobre uma questão de atualidade (declarações de Slimani), ao que o treinador respondeu educadamente que falaria disso na conferência de Imprensa que se seguiria.
A jornalista colocou apenas uma questão pertinente como é seu dever. Abrir um processo por isto é absurdo, para não lhe chamar outra coisa.
O CNID desconhecia este inusitado âmbito disciplinar a que os Jornalistas estariam submetidos e que é absolutamente inaceitável.
Os Jornalistas não podem ser escrutinados por nenhum Conselho de nenhuma Federação ou Liga, nem por nenhum clube. Nunca. Jamais.
A Jornalista contará com o apoio total do CNID, que irá até às instâncias internacionais se for caso disso. E se, por absurdo, houvesse que ser paga qualquer multa, o CNID faria questão de a pagar -- em moedas de cêntimo, entregues à presidente do CD."
15128527
15128524