Desde que o campeonato passou a 18 equipas, os arsenalistas fizeram sempre menos pontos que o Sporting nas últimas seis jornadas. Repetir a primeira volta também não chega...
Corpo do artigo
Com a vitória (3-0) do Sporting sobre o Rio Ave, no domingo, o terceiro lugar ficou mais difícil para o Braga, que soma menos três pontos que os leões, mas com desvantagem no confronto direto. Significa dizer que, nas seis jornadas que restam até à meta, a equipa de Abel Ferreira necessita de fazer mais quatro pontos do que os homens de Marcel Keizer, numa missão que se perspetiva especialmente difícil, a julgar pelos últimos anos.
Numa análise aos desempenhos de Braga e Sporting nas últimas seis jornadas desde 2014/15 (campeonato com 18 equipas), constata-se que os lisboetas fizeram sempre mais pontos que os bracarenses, ainda que, conforme mostra o quadro ao lado, essa diferença esteja a encurtar de época para época. O Sporting acumulou mais 11 pontos em 2014/15 e "apenas" mais dois na temporada passada, mas até esse cenário chegaria para os leões garantirem a entrada na fase de grupos da Liga Europa.
Por outro lado, se nos cingirmos à época atual, percebemos que a repetição dos resultados das últimas seis jornadas da primeira volta também seria favorável ao Sporting, por força da preciosa vantagem no confronto direto. Aliás, mudanças de posição da 29.ª para a 34.ª jornada foi coisa que não aconteceu nas últimas quatro épocas a Braga e Sporting, ainda que os leões, há quase um ano, tenham subido ao segundo lugar na penúltima jornada, para o perderem a seguir. A temporada transata foi também a única na qual os minhotos entraram para as últimas seis jornadas com a perspetiva de saltarem uma posição, precisamente num duelo com o Sporting pelo terceiro lugar, mas não conseguiram.
No que falta jogar a Braga e Sporting, há alguns traços em comum. Predominam os desafios com equipas que lutam pela permanência, ambos têm dois jogos seguidos fora de casa e têm de enfrentar um candidato ao título: o Benfica vai à Pedreira daqui a duas jornadas e os leões fecham o campeonato em casa do FC Porto.
Resta ao Braga inverter a tendência recente para igualar a segunda melhor classificação de sempre do clube e que só se registou em 2011/12, com Leonardo Jardim.