Treinador conquistou a primeira edição da Taça da Liga e do outro lado estava o Sporting. Sandro lembra-se de "palestra emotiva".
Corpo do artigo
Se a Taça da Liga já não tem segredos para o Braga, com dois troféus arrecadados e ainda uma terceira ida à final (perdida para o Moreirense), Carlos Carvalhal também não anda longe desse cenário.
13257560
Afinal de contas, o treinador do Braga foi o responsável pela primeira conquista da prova quando estava ao leme do V. Setúbal e derrotou, no desempate por grandes penalidades, o Sporting, precisamente o adversário de amanhã. Sandro, capitão dos setubalenses nessa época de 2007/08, lembra a O JOGO a preparação desse jogo decisivo. "O Carvalhal deu-nos uma palestra emotiva. Naquela época, era a quarta vez que íamos jogar com o Sporting, e sempre sem perder. Foi uma palestra ao estilo dele, em que transmitiu enorme confiança. E agora, com mais experiência, como se nota pelo seu trajeto, ele estará certamente diferente e para melhor", contou Sandro.
Em jogos muito táticos e equilibrados, a parte motivacional tem normalmente um peso grande, algo que Sandro concorda que pode fazer a diferença numa final. "O Carvalhal tem essa mania de comunicar de forma diferente. Aliás, ele pega em muitas coisas que o Quinito fazia, com expressões e comparações engraçadas, e sabe usá-las para motivar os jogadores. Naquela palestra antes da final com o Sporting, o Carvalhal passou-nos um discurso de responsabilidade, mas ao mesmo tempo de tranquilidade", destacou o antigo médio dos sadinos e agora treinador (está a completar o quarto nível do curso), convencido de que o Braga está "cada vez mais perto" dos denominados grandes. "Ainda não está ao mesmo nível, mas, atendendo ao percurso que está a fazer, e olhando para o trabalho de toda a estrutura, o Braga vai chegar lá."
O Braga pode isolar-se no segundo lugar da lista de clubes com mais vitórias na Taça da Liga. E Carvalhal pode entrar para a galeria de técnicos com mais do que um triunfo na prova, o que só Jesus conseguiu
Aliás, a final de amanhã com o Sporting pode colocar o clube bracarense como o segundo com mais Taças da Liga, apenas atrás do Benfica (sete). Os arsenalistas têm dois troféus, tantos como o Sporting, e podem descolar da concorrência em caso de novo êxito, em Leiria. Também Carlos Carvalhal pode entrar para a galeria de treinadores com mais do que uma vitória na prova, algo que, por enquanto, só Jorge Jesus conseguiu, com seis triunfos. Rúben Amorim, treinador que na época passada estava no Braga e venceu a Taça da Liga, está na mesma situação.