Clube de Santo Tirso apresentou este domingo uma ideia para permitir a subida dos clubes dos distritais.
Corpo do artigo
O Tirsense emitiu este domingo uma carta aberta à Associação de Futebol do Porto e apresentou uma proposta para o Campeonato de Portugal. Líder da Série 2 da Divisão de Elite, o clube de Santo Tirso recordou as indicações da UEFA e vincou que o "mérito deve imperar e não ser ostracizado". Por isso, apresentou uma ideia, que inclui a participação de 95 clubes no Campeonato de Portugal da próxima temporada.
Eis a proposta:
Na época 2020/21 o Campeonato de Portugal é composto por 95 equipas divididas em cinco séries de 19 clubes:
- 70 equipas transitam da época 2019/20;
- 2 equipas despromovidas da Liga PRO;
- 21 equipas promovidas do distrital;
- 2 emblemas convidados;
.Jogam o play-off de subida os cinco primeiros classificados de cada série mais os 3 melhores segundos classificados
. Sobem à Liga PRO os dois finalistas desse play-off e o vencedor dessa final será o campeão do Campeonato de Portugal;
. São despromovidos nessa época os últimos 7 classificados de cada série (35 clubes);
. Na época 2020/21 são despromovidos 35 emblemas e são promovidos 20 clubes;
. Na época 2021/22 ficam 80 equipas divididas por 4 séries com 20 clubes cada;
. Nessa mesma época os dois primeiros classificados de cada série irão ao play-off de subida à Liga PRO;
. Os finalistas sobem à Liga PRO e o vencedor da final é o campeão do Campeonato de Portugal;
. São despromovidos aos distritais os últimos 7 clubes de cada série (28 clubes);
. Na época 2022/23 o Campeonato de Portugal voltará à normalidade com 4 séries e um total de 72 equipas
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
O Tirsense explica esta tomada de posição. "Nos seus 82 anos de história, o Futebol Clube Tirsense sempre prezou pelo mérito desportivo, ou seja, no seu habitat natural e dentro das quatro linhas. Infelizmente, vivemos numa enorme incerteza. Incerteza esta que suspendeu os campeonatos, profissionais e não-profissionais, a nível mundial. É nestas alturas que o Futebol deve unir esforços, evitando o mais possível injustiças e não beneficiando em prejuízo de outrem. O Futebol Clube Tirsense tem estado atento não só ao que se passa em Portugal como também no resto do mundo e, por isso, entendeu por bem manifestar a sua preocupação junto das instituições que tutelam o Futebol em Portugal", introduz o clube.
"Segundo a UEFA, será exigido a cada uma das Federações, até 03/08/2020, a indicação dos clubes que irão participar nas competições europeias. Por outro lado, a Liga de Clubes está a pensar seriamente em terminar os seus Campeonatos (LIGA NOS e LIGA PRO), existindo naturalmente subidas e descidas nessas competições. No seguimento do Comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, irá ser proposto a dois clubes do Campeonato de Portugal a subida à LIGA PRO, cumprindo, assim, um dos pressupostos do Regulamento desta Competição. No mesmo comunicado, a Federação informa que não haverá qualquer despromoção das equipas em questão. Na mesma linha de pensamento, o futebol distrital deverá ter o mesmo tratamento e não deve fugir à regra, onde o mérito deve imperar e não ser ostracizado. Em consonância, o Futebol Clube Tirsense apresenta esta proposta às Entidades Competentes e aos mais variados clubes nela enumerados.