Adversário de domingo é a equipa portuguesa que mais vezes ganhou ao FC Porto no tempo regulamentar desde que Sérgio Conceição assumiu o comando dos dragões, em 2017/18 .
Corpo do artigo
No domingo, o FC Porto defronta uma equipa que virou uma enorme dor de cabeça nos últimos tempos: o Braga. Desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico dos dragões, em 2017/18, os arsenalistas são o conjunto português que mais vezes derrotou os azuis e brancos no tempo regulamentar, com quatro triunfos.
Nos últimos oito confrontos para diversas competições, os dragões venceram apenas um, num ciclo que se começou a inverter em janeiro de 2020, com Rúben Amorim do lado minhoto
Nesse período, as duas equipas nortenhas defrontaram-se por 13 vezes em três competições diferentes, com o FC Porto a contar seis vitórias e três empates.
Não obstante, uma análise à infografia que exibimos mostra que as dificuldades para o FC Porto aumentaram recentemente. Nos primeiros cinco duelos com o Braga, equipa que orientou em 2014/15, Sérgio Conceição venceu sempre, à boleia de onze golos marcados e apenas três sofridos, numa série que na altura, curiosamente, inverteu um ciclo semelhante ao que se constata agora.
A saga a favor dos minhotos começou a partir da derrota por 2-1, no Dragão, em janeiro de 2020, a contar para o campeonato, ainda com Rúben Amorim no comando técnico do Braga. Desde essa altura, o FC Porto ganhou apenas por uma vez, no arranque da I Liga de 2020/21, enquanto os arsenalistas, pelo meio, venceram a final da Taça da Liga de 2020 e, na época passada, eliminaram os dragões na meia-final da Taça de Portugal, justamente na última vez que as duas equipas se defrontaram. Desta feita, o confronto terá outros aliciantes. O FC Porto joga não só para tentar inverter esta tendência, como também para defender a liderança da Liga Bwin, prova na qual tem um registo bem positivo, com onze vitórias e dois empates nos 13 jogos já disputados.
undefinedDesde 2017/18, o FC Porto foi derrotado pelo Braga quatro vezes, tendo perdido uma final da Taça da Liga (19/20) e sido eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal (20/21) Desde 2017/18, o FC Porto foi derrotado pelo Braga quatro vezes, tendo perdido uma final da Taça da Liga (19/20) e sido eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal (20/21)
Numa análise aos confrontos do FC Porto com os outros emblemas de topo do futebol português, em igual período, constata-se que o Sporting levou a melhor também em quatro ocasiões, mas com uma diferença significativa para o Braga, já que apenas duas dessas vitórias se registaram no tempo regulamentar: na meia-final da Taça da Liga da época passada e nas "meias" da Taça de Portugal de 2017/18 (aqui os leões venceram nos 90" e, depois, nos penáltis). Por fim, num outro clássico do futebol português, o FC Porto ganhou seis jogos com o Benfica, empatou três e perdeu apenas dois.