Braga sugere o fim da indicação de um estádio alternativo para a receção a Sporting, Benfica e FC Porto
Braga ativa luta para mudar regulamentos que "privilegiam" os grandes e vai apresentar duas propostas na reunião extraordinária da Assembleia Geral da Liga
Corpo do artigo
Numa aparente lógica de retirar poder de influência dos três grandes nas condições competitivas na Liga, o Braga vai apresentar hoje, numa reunião extraordinária da Assembleia Geral da Liga, duas propostas para alteração ao nível dos regulamentos, fixando-se na alínea a), número 2, e números 5 e 6 do Artigo 29.° do Regulamento das Competições organizadas pela entidade.
O clube minhoto entende tratar-se de uma promoção da credibilização da competição e das sociedades desportivas, garantir a preservação da identidade dos clubes e da proximidade dos mesmos perante os seus sócios e adeptos, não fugindo das raízes e do espaço geográfico da sua fundação. Assim sendo, o Braga pretende reformular a alínea A, número 2, do artigo 29 a facilidade de um clube indicar dois estádios para jogar, um como principal, exigindo que essa identificação do recinto seja instituída com a norma de não distar mais de 100 quilómetros da sua origem.
No que às alterações que visam os números 5 e 6, acentua-se a tónica da credibilização, aliada à proteção da verdade desportiva com igualdade entre todos. O Braga será contundente a expor o seu ponto de vista, considerando uma "aberração' regulamentar que privilegia o interesse financeiro de três clubes. Expondo os pontos em questão do artigo 29, descritos em baixo, o Braga propõe a eliminação completa dos números 5 e 6, não aceitando que se repita um caso semelhante ao do Farense, na última Liga, que transferiu todos os seus jogos com os grandes para o Estádio do Algarve, servindo-se dessa possibilidade textualmente assente no nº6, em que qualquer clube pode indicar um estádio alternativo para receber os principais três clubes, apenas com a obrigatoriedade de ter a mesma casa emprestada para os citados. No geral, o Braga também tenta impedir réplicas do Vilafranquense, em que a SAD se mudou de malas e bagagens para a Vila das Aves. O Braga irá batalhar por corrigir estes pontos, num apelo a um regime de igualdade, onde se encerrem facilidades maiores e interesses financeiros para um naipe de três clubes, como o Benfica, FC Porto e Sporting.
Pontos 5 e 6
5. No prazo referido n.° 2 os clubes podem, ainda, indicar um estádio alternativo, indicando quais os jogos, no máximo de três, que pretendem nele disputar.
6. Caso, no exercício da faculdade prevista no número anterior, um clube pretenda indicar um jogo com as equipas da Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD, Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD e Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, está obrigado a indicar o estádio alternativo para todos os três jogos (e apenas esses três jogos) que dispute na condição de visitado com essas três equipas.