Jogadores que deram nas vistas nos escalões mais baixos vão ser incluídos, de forma definitiva e plena, no plantel. Mesmo que sejam utilizados nos bês ou sub-23, regressarão sempre ao grupo de Carvalhal.
Corpo do artigo
Cinco jogadores dos escalões mais jovens vão integrar, de forma definitiva e plena, o plantel do Braga em 2021/22.
13818622
São eles Hornicek (guarda-redes), Leonardo Buta (defesa-esquerdo), Gorby (médio-defensivo) e Rodrigo Gomes e Hernâni Infande (extremos). A decisão já foi comunicada pela estrutura do futebol arsenalista aos atletas.
Sublinhe-se que nenhum destes jogadores irá ser observado ou avaliado durante a pré-epoca, tratando-se sim de integrações no plantel, de modo a serem opções efetivas para Carlos Carvalhal. Como são todos muito jovens, caso não sejam chamados pelo treinador para os jogos da equipa principal, então sim, poderão competir nos escalões mais baixos, ou seja, equipa B e nos sub-23. A diferença é que regressarão sempre ao plantel principal após essas utilizações. Um dos objetivos é que evoluam também em contexto de treino com os mais experientes.
Dos cinco atletas promovidos de forma definitiva ao plantel, a novidade é o médio Gorby. Leonardo Buta é visto como uma aposta a curto-prazo
Hornicek, 18 anos, trabalhou quase sempre no plantel de Carvalhal na última época, mas nunca jogou. Agora, o quadro é diferente; o checo vai ser o terceiro guarda-redes e a intenção é dar-lhe minutos. De referir ainda que, numa lógica de crescimento, o brasileiro Bernardo Fontes é que irá funcionar como quarto guarda-redes, isto é, treinará com o plantel principal e jogará nos sub-23. Leonardo Buta, 19 anos, vai ser um concorrente de Moura e Borja (Sequeira entra aqui mais como terceiro central), sendo um jogador em quem a estrutura arsenalista deposita enormes esperanças.
No meio-campo há uma novidade. O jovem francês Gorby, 18 anos, vai trabalhar de perto com Carlos Carvalhal ao longo de toda a época, embora possa ser utilizado nos escalões mais baixos. A visão de jogo e o passe longo seduziram o treinador.
No ataque, Rodrigo Gomes, 17 anos, e Hernâni Infande, 20 anos, vão fixar-se no plantel principal, ao contrário do que aconteceu na última época, em que percorreram diferentes equipas. Ambos foram utilizados pontualmente por Carvalhal.