Avançado foi o primeiro jogador a participar diretamente em cinco golos esta época.
Corpo do artigo
O jogo contra o Nacional vai marcar para sempre a carreira de Banza.
O avançado francês fez história ao tornar-se, esta época, no primeiro jogador a participar diretamente em cinco golos da equipa.
O Braga venceu o Nacional na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e o ponta-de-lança esteve em todos os golos. Primeiro, fez a assistência para Racic, no 2-0 sacou um grande passe para Pizzi, depois sofreu a grande penalidade que resultou no terceiro golo e completou a grande exibição a bisar: primeiro, de penálti, a seguir num pontapé acrobático.
Ao participar ativamente nos cinco golos, Banza fez o que nenhum jogador da I Liga conseguiu. Gonçalo Ramos (Benfica) contra o Midtjylland (4-1), Paulinho (Sporting) diante do Marítimo (5-0), Taremi e Toni Martínez (ambos do FC Porto) nos jogos contra o Arouca, o iraniano nos 5-1 para o campeonato, o espanhol no triunfo (4-0) para a Taça de Portugal, e Rafa Mujica (Arouca) diante do Gil Vicente (4-1) marcaram todos três golos, mas não tiveram participação em mais nenhum.
Além de ter feito história, Banza igualou Vitinha como melhor marcador do Braga na presente temporada, com 13 golos, mais um do que Ricardo Horta e mais três do que Abel Ruiz. O avançado francês igualou ainda o capitão no topo dos jogadores com mais assistências, ambos com oito, em todas as provas. Números que deixam Banza como o jogador do Braga com mais participações diretas golos: 21, no caso.
Nas redes sociais, Banza publicou uma foto do momento em que marcou o quinto golo, merecendo os aplausos de Vitinha, agora no Marselha, e de Abel Ruiz, companheiro no ataque bracarense.