
Beni Mukendi
Gualter Fatia / Getty Images
Médio atravessou o relvado de joelhos, como tinha programado em caso de triunfo. Camisola 16 tem sido amuleto nos jogos dos conquistadores. Muito dado a crenças, médio teve gesto marcante em Leiria. Carreira do angolano, um dos jogadores em destaque nos vitorianos, tem sido marcada por resiliência e subidas a pulso.
Leia também "Qualquer esforço para conseguir manter Farioli é bem-vindo e bem-feito"
Beni Mukendi foi um dos protagonistas da final da Taça da Liga, em Leiria. Depois do apito que ditou o final do encontro e a conquista do título, o médio atravessou o campo de joelhos cumprindo, sabe O JOGO, uma promessa feita antes da final com o Braga. Muito ligado a crenças, Beni tinha jurado fazê-lo, em jeito de agradecimento por um dos dias mais importantes da ainda curta carreira. O camisola 16 tem vivido a melhor fase desde que chegou a Portugal, em 2020/21, então para assinar pelo Trofense. Além do título conquistado, somou 17 jogos de rei ao peito e marcou o primeiro golo da carreira, diante do Aves SAD.
Beni, que chegou ao castelo após duas temporadas e meia no Casa Pia, pode mesmo ser considerado um amuleto dos conquistadores, já que, durante a participação na Taça das Nações Africanas, ao serviço de Angola, o Vitória de Guimarães não venceu nenhum desafio, tendo regressado aos triunfos já com o médio de volta ao Minho, diante do Nacional, no D. Afonso Henriques.
No último fim de semana, o jogador angolano juntou a Taça da Liga ao currículo, depois de ter vencido o Campeonato de Portugal, em 2021, ao serviço do Trofense. Beni ganhou mais espaço entre os titulares após a saída de Tiago Silva, e tem sido o patrão do meio-campo minhoto. Atualmente, tem um valor de mercado estimado em dois milhões de euros.
Voto de louvor aprovado
O Executivo Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao Vitória de Guimarães pela conquista histórica da Taça da Liga. O Presidente da Câmara da cidade-berço, Ricardo Araújo, revelou, ainda, que está a ser articulado com a Direção do clube a organização de uma cerimónia de receção à equipa pelo município.

