Benfica com uma máquina pela frente: os impressionantes registos ofensivos e defensivos do Ajax
Águias lutam pelos "quartos" da Champions ante um Ajax demolidor e com a melhor diferença de golos (94) da Europa. Neerlandeses têm em 2021/22 a segunda melhor média no ataque (3,27), atrás dos 3,39 do Bayern, entre as 16 equipas ainda em prova. Já a defesa é a menos batida (0,42), superando o Chelsea (0,69).
Corpo do artigo
Na ressaca do empate com o Boavista, o Benfica muda agora as agulhas para a Liga dos Campeões. E pela frente tem um obstáculo de montra na luta pela presença nos quartos de final. O Ajax tem-se revelado uma autêntica máquina demolidora.
Que o diga o Sporting, que na fase de grupos perdeu os dois jogos com os neerlandeses, que marcaram nove golos e sofreram três. A forma como o campeão português foi demolido é um exemplo perfeito da época do adversário das águias. Isto porque o também campeão dos Países Baixos já passou dos cem golos faturados em 2021/22 (108) e consentiu apenas 14. A diferença positiva de 94 tentos é recorde em toda a Europa.
A vencerem há 10 partidas consecutivas, e num momento de forma bem diferente do Benfica, o Ajax defronta esta quarta-feira na Luz uma equipa que até tem, no ataque, 87 golos, mas que peca na defesa: 43 sofridos. As águias têm um saldo positivo de 44 tentos, bem longe dos melhores registos.
Com Haller em especial destaque - já leva 28 golos, dez na Champions, onde é o melhor marcador - e Tadic como o rei dos passes decisivos (fez 18), o Ajax tem a segunda melhor média de golos, em todas as provas, das equipas ainda presentes na Liga dos Campeões (3,27), apenas atrás dos 3,39 do... Bayern.
Já o Benfica apresenta o sexto melhor ataque, com 2,17 tentos, entre 16 equipas, tendo Darwin como referência, pois o uruguaio é o goleador em termos absolutos e na Champions, com 23 e três golos, respetivamente - entre as ofertas é Rafa, com 16, que se destaca, ainda que esteja em branco na prova milionária. Olhando à defesa, a equipa de Ten Hag mostra-se como a mais sólida. Com apenas 0,42 golos concedidos, supera a média de 0,69 do Chelsea - as águias (1,07) são a 12.ª.
Se olharmos só ao desempenho na Liga dos Campeões, o Ajax tem 20 golos marcados, batido por Bayern e City (têm mais um jogo) com 23. O Benfica é o pior ataque (7) a par de Atlético Madrid e Lille. Nos sofridos, o Ajax tem a segunda melhor defesa (5) atrás de Lille, Chelsea, Bayern e Real Madrid (4). Os encarnados têm a terceira pior defesa (9), atrás de Sporting (17) e City (10), mas empatados com o Villarreal (9).