Benfica com lote de guarda-redes por definir: apenas um garantido e a aposta inicial
Apenas o terceiro guardião, o jovem Samuel Soares, está garantido para 2022/23. O habitual titular ainda pode vir a ser transferido e o seu suplente cedido, mas a hierarquia mantém-se.
Corpo do artigo
O Benfica mostra-se esta terça-feira pela última vez, na receção ao Newcastle para a Eusébio Cup, antes do arranque oficial da temporada, dia 2, na terceira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Nos testes anteriores, Roger Schmidt tem dado mais tempo e primeiras partes a Helton Leite, mas O JOGO sabe que nos planos do treinador alemão está a aposta em Vlachodimos como dono inicial da posição entre os postes.
Lote de guarda-redes não está definido e Helton Leite tem ganho protagonismo, mas o grego está em vantagem
Não é certo que esta terça-feira seja o internacional grego, alemão de nascimento e de formação futebolística, a iniciar o encontro com o emblema inglês, mas o novo treinador das águias está a contar com a maior experiência de Vlachodimos para a fase de decisão de entrada ou não na competição milionária, tendo os dinamarqueses do Midtjylland ou os cipriotas do AEK Larnaca como primeiro obstáculo.
Até ao momento, Helton foi titular em três dos quatro jogos de preparação já realizados, tendo feito um completo e dois até ao intervalo, como aconteceu no último, ante o Girona. Vlachodimos jogou dois, um durante 90" e mais um a entrar após o descanso, tendo o jovem Samuel Soares somado também uma parte de uma partida. Por esta utilização percebe-se que Schmidt quis dar oportunidade ao brasileiro de se mostrar, aproveitando o facto de o internacional pela Grécia ter-se apresentado mais tarde, após ter gozado férias mais prolongadas por ter estado em ação na Liga das Nações pela sua seleção.
Vlachodimos somou os 90 minutos frente ao Fulham e a segunda parte com o Girona. Helton tem mais meia parte.
Vlachodimos estará assim nos planos para segurar a baliza desde o primeiro jogo. Porém, e segundo apurámos, na baliza poderá haver ainda alguma mudança, embora o foco dos responsáveis encarnados esteja virado para outras posições no terreno. O treinador está satisfeito com o que tem visto, mas Vlachodimos está no mercado e caso não seja vendido poderá ser Helton Leite a deixar a Luz, numa cedência explicada pela intenção de sair da sombra do titular e ter hipótese de somar jogos. Na última época, o camisola 99 fez 48 partidas pelas águias, o n.º 77 apenas sete.
De qualquer forma, o Benfica continua atento ao mercado de transferências a nível de guarda-redes, até porque pode vir a precisar de um titular ou de uma segunda opção. Há vários alvos identificados e muita informação recolhida sobre condições necessárias para preencher uma vaga que possa, entretanto, vir a ser aberta.
15046710
15047245