
Assembleia Geral do Benfica
SL Benfica
Votação do relatório e contas de 2024/25 e votação e discussão do regulamento eleitoral na ordem do dia
Corpo do artigo
Rui Costa lamenta chumbos: "O Benfica apresenta um dos melhores resultados de sempre..."
AG da manhã marcada por confusão: "Duas Assembleias Gerais que determinam muito do que são os assuntos do Benfica, e apesar dos apelos feitos ao longo do dia, de amanhã passaram-se incidentes que não podem passar-se num clube democrático como o nosso. O facto de estarmos em período eleitoral não pode implicar o que se passou, resta-me lamentar o que originou e que mancha de forma clara. Tivemos de suspender a AG. Felizmente para todos a tarde decorreu de outra forma, como teria de correr, uma AG à Benfica, com o máximo respeito por toda a gente, por todos os sócios, o que se espera de um clube como o nosso. resta-me lamentar profundamente o que se passou de manhã e pedir desculpa aos benfi. Não é a nossa imagem e o que queremos. Pese estarmos em período eleitoral, talvez certamente o mais concorrido da história do clube, que seja mês de intensidade, mas que não sirva para desunir o clube, pelo contrário. Há seis ideias para o clube, mas todos os candidatos terão de ter o respeito e a certeza de que todos querem o melhor para o clube. Lamentar o que se passou de manhã, felizmente foi um episódio, mas não deixa de ser marcante, mas felizmente à tarde decorreu como AG à Benfica. Dia acabou sem mais incidentes, o que é de saudar depois do que se passou de manhã. O clube apresenta saldo positivo e contas chumbadas, e depois regulamento...
Chumbos: "Não posso deixar de lamentar, o Benfica apresenta um dos melhores resultados de sempre do clube, 30 milhões de euros, e acabou por ser chumbado. Como presidente, não posso deixar de lamentar. O mesmo em relação à parte da tarde. Neste momento o presidente da MAG irá anunciar os procedimentos para as eleições deste ano. Neste caso falo como presidente do Benfica, creio que é um chumbo ao relatório e contas que espanta completamente, é um dos melhores do Benfica e as coisas não deviam ser confundidas.
Dois candidatos referiram que houve domínio de facção que condicionou votos. Enquanto presidente, o que espera das eleições? Este pode ser um episódio que pode incendiar? "Não falo como candidato, falo como presidente, estiveram presentes os sócios que quiseram estar, foram esses que chumbaram tanto de manhã como à tarde. Não pode ser por eleições para o Benfica, em que todos queremos o melhor, que nos podemos desunir. Há concorrência, sim, às próximas eleições, mas concorrência de seis benfiquistas. Não passámos a ser seis clubes, mas um só. Faço esse apelo, o Benfica não pode passar pelo que passou esta manhã".
Não haver voto eletrónico preocupa-o? "O que me preocupa neste preciso momento é que este mês decorra com a respeitabilidade que o Benfica merece da parte de todos. E que dia 25 os sócios se possam manifestar e escolham quem entenderem para estar à frente dos destinos do Benfica. É isso que me preocupa neste momento, e que o clube esteja unido, não podem ser umas eleições a desunir o nosso Benfica".
Termina a votação: regulamento eleitoral chumbado
O regulamento eleitoral apresentado pela Mesa da Assembleia Geral para as eleições de 25 de outubro foi chumbado pelos sócios em reunião magna. O documento recebeu 69,86 por cento de votos contra, enquanto apenas 30,14% dos votos foram a favor do mesmo.
A segunda Assembleia Geral do Benfica deste sábado, após a primeira para discutir o Relatório e Contas do clube, terminou como a primeira, com a nega dos sócios, tendo neste caso votado 665 associados.
Aguarda-se agora um comunicado da MAG, sendo que o presidente disse recentemente que, em caso de chumbo, seria utilizado o regulamento eleitoral de 2021.
Rui Costa vota depois de todos votarem
Proposta de regulamento da direção em votação
Apesar de apelos para a aceitação de propostas alternativas e alterações à proposta, avançou para a votação eletrónica.
MAG do Benfica: "Não vou responder se sou candidato"
"Não vou responder se sou candidato porque sou presidente da MAG", afirmou José Pereira da Costa, sobre as eleições de 25 de outubro.
Trabalhos retomados
Mesa considera que os procedimentos do processo eleitoral respeitam os estatutos.
Trabalhos suspensos enquanto a MAG do Benfica está reunida
Cristóvão Carvalho questiona motivo de haver jogo em dia de eleições
"A conclusão a que chego é que querem o menor número de sócios. O que vocês pretendem é torpedear a democracia no Benfica." Candidato eleitoral é insultado e vaiado.
Confusão após intervenção de Noronha
Lopes
Registaram-se momentos de alguma tensão com troca de insultos entre sócios.
Noronha Lopes pede: "Vamos para eleições sem ambiguidades"
"Exigimos ato eleitoral livre e transparente desde o 1.º dia. Fomos a todas as reuniões e apresentámos propostas, em defesa da democracia no Benfica. O seu dever como presidente da Mesa da AG é garantir eleições limpas. Permita que esta assembleia faça alterações. Vamos para eleições sem ambiguidades".
João Diogo Manteigas, candidato eleitoral, toma a palavra
João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, sugere comissão com listas para fazer regulamento eleitoral.
Jorge Mattamouros: "Queremos assegurar que não teremos fraude eleitoral como em 2020"
Jorge Mattamouros parte para a ofensiva: "O que queremos assegurar é que em 25 de outubro não teremos fraude eleitoral como em 2020". João Malheiro lembra que em 2020 houve "votos transportados em carros não identificados para escândalo nacional" e deseja que as eleições de 25 de outubro sejam um exemplo.
Ex-líder da MAG: "Não permitir que os sócios apresentem contra propostas é violar a lei geral"
Paulo Olavo e Cunha, ex-líder da MAG: "O presidente da MAG é o representante de todos os sócios. Estou a falar da bondade do requerimento apresentado. Não permitir que os sócios apresentem contra propostas é violar a lei geral."
Começam as intervenções
João Pinheiro, apoiante de Luís Filipe Vieira e ex-membro da comissão de revisão de estatutos, refere: "Este documento está longe de ser perfeito e teria muito a ganhar com propostas de alterações". É revelado que foi apresentado recurso para o plenário da AG para que seja revogada a decisão da MAG em não aceitar propostas de alteração. Presidente da MAG encoraja Pinheiro a apresentá-lo por escrito.
Sócios pedem a Pereira da Costa que clarifique se será candidato nas eleições. Manuel Constantino, delegado das Casas do Benfica nos EUA e Canadá, pede voto eletrónico no estrangeiro.
Luís Filipe Vieira: "Sou o melhor deles todos"
Apupado e vaiado quando tentou discursar na Assembleia Geral do Benfica de discussão das contas, realizada de manhã, Luís Filipe Vieira abdicou de se pronunciar na continuação dos trabalhos e já deixou o Estádio da Luz.
"Aquilo que queria dizer, já não disse. Pedi às pessoas que pensassem primeiro no Benfica e que as eleições só vão decidir quem vai ganhar e mais nada. Paciência", atirou o ex-presidente enquanto se encaminhava para a garagem, argumentando que tudo o que se passou se deve ao facto de o Benfica ter "um grupo de radicais". "Já no meu tempo andavam sempre contra mim", atirou.
Os episódios ocorridos na manhã deste sábado não mudam a opinião de Luís Filipe Vieira quanto ao processo eleitoral e à sua confiança de ser eleito. "Retira-me força? No fim, vai ver quem vai ganhar. Não há alternativa, sou o melhor deles todos", atirou o empresário, informando que não iria participar na segunda AG do dia, de discussão e aprovação do regulamento eleitoral, confiando em José Pereira da Costa. "Está a correr bem, o presidente da MAG tem estado impecável", completou.
Eleições do Benfica "custam" entre 2,5 a 3 milhões de euros
José Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica, aponta algumas regras para o dia das eleições: ninguém vota sem o cartão de sócio e cartão de identificação complementar e mesas de voto abertas das 8h30 às 22h00. Novos estatutos vão entrar em vigor a 1 de outubro.
José Pereira da Costa anunciou ainda durante os trabalhos da reunião magna de discussão do regulamento eleitoral que uma das consequências da recusa de uso do voto eletrónico implica elevados custos para a maior operação logística de sempre numas eleições.
Segundo afirmou o dirigente encarnado, o custo que irá pesar sobre as contas do Benfica estará num intervalo entre os 2,5 e os 3 milhões de euros, sendo certo que o montante deverá ainda ser aumentado caso seja necessária uma segunda volta, já marcada para dia 8 de novembro, caso nenhum candidato recolha 50 por cento dos votos e mais um que lhe permitam ser eleito presidente logo na primeira votação.
A segunda data de uma eventual segunda volta nas eleições
A data da segunda volta das eleições de 25 de outubro, a acontecer, será a 8 de novembro.
Relatório e contas chumbado
Conhecido o resultado da votação: o relatório e contas de 2024/25 foi chumbado, com 63,49% de votos "não", e 36,51% "sim". Segue-se a AG que deveria ter sido iniciada às... 12h00.
Luís Filipe Vieira deixa Luz em silêncio
Luís Filipe Vieira deixa o Estádio da Luz sem falar com os jornalistas.
Acaba a votação do relatório e contas
A outra AG, para votar o regulamento eleitoral, irá começar depois de serem anunciados os resultados.
Rui Costa
"Neste mandato, 31 jogadores da formação já jogaram pela equipa principal. O futebol de formação, nestes quatro anos, fez se o que nunca foi feito: conquistou Youth League, uma Intercontinental. O Benfica District é um projeto do Benfica. Centralização? Não vamos abdicar de nada."
Cristóvão Carvalho
"O que aconteceu de manhã permitiu elevar o benfiquismo e que a democracia voltasse a esta casa. Queria pedir ao presidente Rui Costa que não utilizasse os meios próprios em proveito próprio. O email para os funcionários [sobre prémio] é vergonhoso."
Candidatos partilham ideia sobre confusão na AG da manhã
Luís Filipe Vieira: "O que se passou não retrata o Benfica. Aquele que for escolhidos será o presidente durante quatro anos.
Martim Mayer: "O que se passou hoje é um mau exemplo, não é o Benfica. Queremos ir a debate e não a combate. O voto tem de ser universal. As listas têm de chegar a consenso e fazer um grande esforço para aprovar o regulamento eleitoral. Todas as intrigas e rumores que alguns candidatos lançam dão vantagem aos rivais e prejudicam o Benfica."
Sócios entram e AG começa
Vai ser votado o regulamento eleitoral.
Filas para entrar na AG da tarde
Muitos sócios esperam para entrar.
Declarações de Vieira após a confusão
"Isto já vem do passado, há aqui um grupo, que tem a ver com o "Servir o Benfica", onde está o Benitez e o João Manteigas. Estavam a acordar e desafiaram outros para quando eu fosse falar saírem da sala", acusou.
Declarações de Noronha Lopes aos jornalistas após a confusão
Sócios têm o direito de falar: "Fiz um apelo para que esta Assembleia decorresse com a maior tranquilidade e serenidade, como faço sempre. Relativamente ao que se passou lá dentro, o que quero dizer de uma forma muito clara é o seguinte: não é admissível que um sócio do Benfica não possa usar da palavra numa AG do Benfica, independentemente das divergências que todos possamos ter [n.d.r.: Luís Filipe Vieira não conseguiu falar]. O Benfica é um clube democrático, deve ouvir e discutir e lá dentro discordamos e discutimos o Benfica."
Houve troca de palavras entre apoiantes de Noronha Lopes e Vieira? "Não. Não houve nada disso. Houve muita emoção, uma altercação ali na altura. Mas repito: todos os sócios têm o direito de falar nas AG"s do Benfica. Espero que esta Assembleia retome e retome com a normalidade que as AG"s do Benfica têm de ter."
Aplausos após a sua intervenção: "Isto é a casa da democracia no Benfica. Umas vemos ouvimos aplausos, noutras ouvimos críticas, mas é a democracia a funcionar no Benfica. É o que eu quero e o que tem de continuar a ser."
Vieira presente para a AG da tarde
Luís Filipe Vieira marca presença após a confusão, agora sem seguranças, pelo menos por enquanto. De resto, ainda não são conhecidos os resultados da AG da manhã (votação do relatório e contas).
AG da tarde adiada e a da manhã suspensa
A AG da tarde, que tinha início agendado para as 12h00, foi adiada para as 13h30 e começará se existir quórum e condições de segurança. Já a AG da manhã, na qual se votou o relatório e contas, ainda não se conhecendo os resultados, está suspensa.
AG interrompida e muita confusão no pavilhão
Muita contestação a Luís Filipe Vieira leva a que a Assembleia Geral seja interrompida e há cenas de pancadaria no Pavilhão nº2 da Luz, num momento em que o presidente da MAG falava com os vários candidatos à presidência, tendo-se juntado alguns sócios à confusão.
- Rafael Rodrigues (@RafaelR24730275) September 27, 2025
Luís Filipe Vieira muito assobiado
Antigo presidente e agora candidato nas eleições de outubro tenta falar, mas é muito assobiado, apesar das tentativas do presidente da MAG e até de Rui Costa para acalmar os ânimos.
A reacção dos sócios do Sport Lisboa e Benfica à subida do detido ao palanque. pic.twitter.com/qQMPjEazOU
- Manel vota Manteigas (@opiniaoimbecil) September 27, 2025
João Diogo Manteigas aponta o dedo ao presidente da MAG
Usando o seu tempo de intervenção, o candidato para as eleições presidenciais de outubro, referiu-se a um episódio anterior na AG, quando o presidente da MAG interrompeu um sócio que afirmou ser "criminoso reeleger" Rui Costa como presidente. "Senhor presidente da MAG, não corte a palavra a um sócio. Não lhe cabe acusar o toque da direção, o senhor é o guardião dos interesses dos sócios. À direção cabe prestar contas aos sócios, aos sócios cabe prestar contas à direção dia 25 de outubro"
Fala João Noronha Lopes
"O Benfica precisa de mudar de vida. Como é possível apresentar as contas consolidadas poucas horas antes da Assembleia Geral? Já fizeram o mesmo com a auditoria, o padrão repete-se e os sócios merecem mais respeito. Quatro semanas não apagam quatro anos de falhanços, foram quatro anos perdidos."
Já votaram todos os sócios presentes
Enquanto os sócios fazem as suas intervenções, terminam as votações. Adeptos falam em "fim de ciclo", visando a atual direção e as eleições de outubro.
Trabalhos retomados
Estão inscritos 26 sócios para falar. Entretanto, as votações continuam.
Vieira cumprimentou alguns candidatos e a MAG
Antigo presidente do clube cumprimentou João Diogo Manteigas, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e a MAG.
Começa a votação do relatório
Já se vota no Pavilhão nº 2 da Luz. Discussão passou para o ponto 2 da AG - temas gerais.
João Diogo Manteigas no Pavilhão
Candidato à presidência junta-se à AG.
Contas são apresentadas por Nuno Catarino
CFO do Benfica e vice-presidente do Conselho de Administração da SAD apresenta as contas aos sócios.
Luís Filipe Vieira já está na AG
Candidato à presidência nas eleições de outubro já entrou no Pavilhão nº 2 da Luz, à semelhança do que também havia acontecido com Martim Mayer, Noronha Lopes e Cristóvão Carvalho. Sentou-se muito perto de Rui Costa.
Discurso do presidente Rui Costa
"Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Geral,
Caros colegas de Direção e demais Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica,
Caras e caros Consócios:
Encontramo-nos hoje para apreciar e votar o Relatório e Contas 2024/25 do nosso Sport Lisboa e Benfica.
O meu primeiro sublinhado vai para a vossa participação. Como já tenho dito e reitero, o Benfica é tanto mais forte e tanto mais robusto quanto maior for o contributo da sua massa associativa.
O elevado valor desse compromisso entre associados e Clube ficou bem patente na aprovação dos novos Estatutos, cuja participação recorde mais do que legitima esse texto fundamental e, de igual modo, enobrece o nosso Clube.
Temos, assim, um Clube mais bem preparado para enfrentar os desafios vindouros, mais democrático e mais plural. A massa associativa do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns.
No que toca à discussão e votação do Relatório e Contas do Clube relativo a 2024/25, tenho a profunda convicção de que se trata de um documento positivo, sólido e que merece a aprovação dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, mesmo se o enquadramento desportivo não foi o desejado.
Sou o primeiro a reconhecer que, apesar dos esforços que empreendemos para dotar as equipas dos meios necessários para vencer, ficámos aquém do pretendido.
No futebol, apesar do bom percurso internacional, apesar das conquistas da Taça da Liga e da Supertaça e de termos estado nas decisões até ao fim no Campeonato e na Taça de Portugal, não alcançámos os resultados que desejávamos.
Nas modalidades, conquistámos 2 Campeonatos masculinos (basquetebol e futsal) e 5 femininos (andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e polo aquático), totalizando 21 títulos e troféus, um número que nos faz ter ganho mais do que todos os outros, mas que não nos basta. Queríamos ter vencido mais.
Ainda na vertente desportiva, uma palavra de reconhecimento para o nosso projeto Olímpico.
Recentemente celebrámos conquistas importantes de alguns dos nossos atletas, como os campeões do mundo Isaac Nader, nos 1500 metros, e Caio Bonfim, na marcha, Fernando Pimenta, Messias Baptista, João Ribeiro e Pedro Casinha, na canoagem, além de Diogo Ribeiro, na natação, e Vasco Vilaça, no triatlo.
Têm demonstrado uma ambição de conquistas que é inspiradora. A mesma ambição que nos levou a ser campeões europeus de estafeta mista. A todos, endereço os parabéns por elevarem o nome do Benfica.
Na vertente associativa, saliento o marco inédito dos mais de 400 mil sócios em número de cartão. Os sócios ativos ultrapassaram, pela primeira vez, os 350 mil, tendo crescido 27 250 no exercício 2024/25. Um número notável, ao qual acresce a concretização do Benfica Social, um programa de grande importância no apoio a sócios em dificuldades.
No plano financeiro, destaco a obtenção de um lucro de 7,7 milhões de euros, o qual cresce para quase 30 milhões de euros considerando o método de equivalência patrimonial.
Neste domínio, saliento ainda as receitas recorde de quotização e do merchandising, a diminuição dos gastos operacionais e do passivo e, por fim, um marco importante neste final de mandato: os fundos patrimoniais estão de novo em valores positivos.
Uma última nota de relevo para a publicação, pela primeira vez na história do Sport Lisboa e Benfica, do Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um capítulo decisivo no reforço e no renovar do nosso compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de Governance, o que muito nos orgulha.
Para terminar, quero enaltecer todo o trabalho desenvolvido pelas Casas do Benfica e pela Fundação Benfica. A sua dimensão cívica e de benfiquismo faz com que o Benfica se assuma a cada dia como um clube melhor e mais solidário.
Viva o Sport Lisboa e Benfica!"
Primeira AG arrancou por volta das 9h30
Já depois de vários candidatos terem falado à CMTV na chegada, arranca a AG, que teve início remarcado para as 9h30 - estava inicialmente agendada para as 9h00.
Duas Assembleias Gerais
Decorrem este sábado duas AG's na Luz. A primeira, de manhã, para votação do relatório e contas referente à temporada 2024/25. A segunda, a partir das 12h00, para votação e discussão do regulamento eleitoral.

