Belenenses ganha pela primeira vez em 2024 e volta a sonhar com a manutenção
Corpo do artigo
O Belenenses venceu esta sexta-feira, no Estádio do Restelo, o Feirense, por 3-1, em jogo da 27.ª jornada da II Liga, e somou três pontos importantes na luta pela fuga à despromoção à Liga 3.
Antoine (34 minutos) adiantou os visitantes, mas na segunda parte a equipa orientada por Mariano Barreto deu a volta ao marcador com golos de Zequinha (50) e Keita (72), antes de Ricardo Matos (83) fixar o resultado.
Com este triunfo, o Belenenses vence pela primeira vez em 2024 e regressa aos triunfos depois de 13 jogos consecutivos sem vencer na II Liga. Os azuis deixam provisoriamente a lanterna-vermelha e ocupam a 17.ª e penúltima posição, com 20 pontos, mais dois do que o Länk Vilaverdense, que hoje visita o Tondela.
Já o Feirense soma já seis jogos seguidos sem ganhar na II Liga e mantém-se no 15.º lugar, com 25 pontos.
O jogo começou animado no Restelo, com o Feirense perto do golo logo aos dois minutos, por Cláudio Silva. O defesa subiu à área na sequência de um canto e obrigou David Grilo a uma defesa muito difícil ao colocar a bola junto ao poste.
Com muita luta a meio campo, o Feirense voltou a estar perto de festejar aos 14 minutos, mas, depois de uma boa jogada individual de Picas no lado esquerdo, Oche falhou a bola na hora de visar a baliza. No seguimento do lance, o Belenenses lançou o contra-ataque, mas Zequinha, isolado frente a Pedro Mateus, não conseguiu bater o guarda-redes.
Depois das ameaças, o Feirense colocou-se mesmo em vantagem, aos 34 minutos, num lance protagonizado por Sérgio Conceição: Oche isolou o ala nas costas da defesa azul, o cruzamento saiu certeiro para a área e Antoine só teve de encostar para o seu quarto golo neste campeonato.
A segunda parte iniciou com mais uma grande oportunidade do Feirense, com Antoine a desperdiçar o 2-0, ao aparecer solto na área, sem marcação, mas enviando a bola com estrondo à trave.
O Belenenses respirou de alívio e, aos 51 minutos, Zequinha fez o empate, num lance pelo lado direito, em que Tiago Manso cruzou para o miolo da área feirense e o avançado lisboeta adiantou-se a Pedro Mateus, cabeceando para o empate, com o guarda-redes dos visitantes a ficar mal na fotografia.
Com uma hora de jogo, o Feirense podia ter regressado à vantagem, mas faltou pontaria a Rúben Alves, e seria o Belenenses a dar a volta ao marcador, por Keita, aos 72 minutos.
O Feirense lançou-se para o ataque em busca do empate, desprotegeu o seu meio-campo e, numa jogada de contragolpe, o Belenenses aproveitou para consumar o triunfo, através de Ricardo Matos, num lance em que Pedro Mateus voltou a errar ao libertar para a frente uma bola fácil.
Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses – Feirense, 3-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Antoine, 34 minutos.
1-1, Zequinha, 50.
2-1, Keita, 72.
3-1, Ricardo Matos, 83.
Equipas:
- Belenenses: David Grilo, Tiago Manso, Hélio Cruz, Chima, Tiago, Xavi (Felipe Dini, 46), Duarte Valente, Moha Keita (Pedro Carvalho, 90+3), Danny, Rúben Pina (Miguel Tavares, 71) e Zequinha (Ricardo Matos, 64).
(Suplentes: Guilherme, Fábio Luís, Ricardo Matos, Miguel Tavares, Sambú, Felipe Dini, Chapi, Pedro Carvalho e Maxuel).
Treinador: Mariano Barreto.
- Feirense: Pedro Mateus, Cláudio Silva (Shodipo, 79), Tony (Jorge Pereira, 55), Washington, Sérgio Conceição, Banjaqui (Filipe, 55), Oche, Bruno (Guilherme, 69), Rúben Alves, Antoine e Picas.
(Suplentes: Diego Calai, Brás, Jorge Pereira, Shodipo, Castro, Camará, Guilherme, Filipe e Dudu).
Treinador: Ricardo Sousa.
Árbitro: Bruno Pires Costa (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Tony (52), Duarte (75) e Felipe Dini (90+5).
Assistência: cerca de 600 espectadores.