Médio voltou a competir nos Açores após a recaída ao problema no joelho direito. Doumbia tem a posição em risco.
Corpo do artigo
Mal Battaglia transmita a Jorge Silas que está disponível para aguentar 90 minutos sem esforço, o lugar de trinco será seu.
11635523
Sabe O JOGO que o técnico do Sporting está a preparar o médio argentino há várias semanas para assumir o primeiro posto à frente do quarteto defensivo, reforçando-lhe neste momento os índices físicos com a reintegração faseada em competição.
Silas vai promovê-lo a primeira opção como trinco mal o argentino dê indicações que aguenta 90 minutos
Depois de vários meses de calvário, com a recuperação de uma grave lesão ligamentar no joelho direito e uma recaída em setembro passado, o problema do médio está finalmente debelado, a zona fortalecida muscularmente, precisando apenas o camisola 16 de "bagagem" para acompanhar o ritmo dos restantes colegas. Porque de resto, e sabe o nosso jornal, Battaglia tem aquilo que o treinador leões entende serem os argumentos certos para ser uma peça fundamental na sua ideia de jogo: começa tudo na inteligência a ler o jogo, percebendo que terrenos deve pisar e, sobretudo, onde se posicionam os seus colegas.
Isto permite que o argentino não precise de recuar tanto em campo na fase de construção como Doumbia, por exemplo, costa-marfinense que aparece muitas vezes entre os dois centrais para ligar jogo. "Battaglia vai ser um grande reforço para nós. Percebe rapidamente o que vai acontecer em campo e antecipa as coisas. Era muito importante que começasse a ter minutos; estamos muito contentes por ter jogado", afiançou Silas após o embate contra o Santa Clara, quando promoveu o regresso do médio após a recaída.
"Vai ser um grande reforço. Percebe rápido o que vai acontecer, antecipa as coisas"
Os prós de Battaglia não se esgotam, apurou o nosso jornal, naquilo que o argentino oferece taticamente à equipa, uma vez que o treinador conta também com ele para serenar os ânimos em situações mais críticas, como as desvantagens no marcador. No fundo, aquilo que sempre disse querer: uma equipa a repartir responsabilidades e não cada um por si.
Como seis e... extensível a oito
Silas conta com Battaglia para ser trinco, mas também sabe que o argentino pode render com qualidade mais à frente, como oito, posição que já experimentou de leão ao peito, ainda que noutros sistemas. Dependendo do adversário, o técnico vai decidir que funções pretende do camisola 16, dando-lhe sempre a responsabilidade de gerir os equilíbrios da equipa, caso as peças que estejam na sua retaguarda subam no terreno em situações específicas. Mathieu e Coates são, por exemplo, dois futebolistas que transportam muito a bola para zonas adiantadas.