Bacci e o enguiço de não vencer em casa : "É normal os jovens sentirem a pressão"
Treinador do Boavista está confiante que, este sábado, com o Arouca, a sua equipa vai ganhar pela primeira vez no Bessa
Corpo do artigo
Na antevisão da receção, este sábado, ao Arouca, Cristiano Bacci confirmou que Joel Silva ainda está em dúvida.
Que dificuldades espera de um Arouca que só conquistou quatro pontos fora de casa?
"Sim, isso é verdade. Mas também é uma equipa que tem jogadores individualmente com qualidade, sobretudo na frente, que podem desequilibrar. Por isso estamos a esperar de uma equipa que, como é normal, como nós esperamos, que uma equipa que venha aqui para tentar pontuar, procurar fazer o jogo deles. Mas nós também estamos preparados por isso."
O facto de os dois próximos jogos serem em casa pode galvanizar a equipa?
"O nosso alvo e o mais importante é o próximo jogo, ou seja, o jogo de amanhã. Nós estamos focados nisto. É um jogo importante contra uma equipa direta pela luta pela manutenção. Sabemos disso. Por isso vamos passo a passo, um passo depois do outro. Ou seja, o mais importante é o jogo de amanhã. Depois vamos ver os outros.
Podemos ver um Boavista mais à procura do ponto?
"Vamos tentar ganhar jogo após jogo. Cada jogo é importante para nós. Também é importante pontuar. Sim, às vezes é importante pontuar, não perder jogos. Isso que é importante, especialmente na nossa altura, na situação que nós temos, sem dúvida. Mas nós entramos para ganhar todos os jogos, como já demonstramos no passado. Dentro da casa, fora da casa, da mesma forma. Uma das mensagens que eu passei desde o início aqui, quando cheguei, é pensar no lance depois, para os jogadores. Lance depois significa que não pensar mais se o lance correu mal ou bem, pensar no próximo. Nós temos que pensar sempre no que é depois, porque aquilo que já passou é menos importante do que vai passar. Por isso, vamos pensar da mesma forma também para o jogo de amanhã. Aquilo que foi, claramente, não podemos esquecer, porque dá-nos situações onde nós podemos trabalhar e melhorar, mas o foco é no jogo depois"
Joel Silva está apto?
"Estamos a tentar recuperá-lo, ainda não decidimos."
Acha que alguns jogadores estão a valorizar-se e podem vir a significar um encaixe financeiro?
"Acho que eu sou a pessoa menos indicada para falar sobre isto. O meu alvo é ganhar pontos para a minha equipa. É normal que a nossa equipa, formada por muitos jovens, que antes não jogavam e depois jogaram e somaram minutos, mas não sou eu que tenho que dizer se o valor de cada jogador subiu ou baixou."
A falta de eficácia é o único motivo para ainda não ter ganho em casa ou há algo mais a faltar?
"A falta de eficácia é uma coisa clara, que já falamos muitas vezes, porque nós temos sempre oportunidades para fazer golos. Mas também posso falar individualizar a questão sobre a formação da equipa, ou seja, como é formar a equipa. A equipa tem muitos jovens, que é normal que sentem a pressão. Todos nós queremos ganhar jogos, especialmente em casa, temos de dar uma joia aos nossos adeptos, que estão sempre aqui a apoiar-nos. É normal que temos de esquecer que esta crença às vezes é um peso, sobretudo para os mais jovens."
O Arouca na última época ficou bem classificado e agora está em último. O Boavista poderá tirar vantagem de uma equipa que está ainda mais ansiosa?
"Não quero saber quem foram os jogadores do ano passado no Arouca, ou qual foi o resultado aqui no ano passado [0-4]. Agora estamos numa situação totalmente diferente, nós com um plantel totalmente diferente. Por isso, cada jogo é importante. Agora, o Arouca é um jogo direto, como já disse, e nós temos de tentar ganhar."