
Lance ao minuto 90'+3' do Sporting-Braga (8.ª jornada) em análise no programa Juízo Final, da Sport TV: o VAR chama o árbitro para ver agarrão de Hjulmand a Lagerbielke na área do Sporting. O árbitro avaliou e decidiu assinalar grande penalidade.
Corpo do artigo
Diálogo entre VAR e árbitro:
VAR [Cláudia Ribeiro]: "Cláudio, peço que venhas ver. Vou-te mostrar o Hjulmand a agarrar o jogador, completamente."
Árbitro [Cláudio Pereira]: "Estou cá."
VAR: "Está a agarrar a camisola, completamente. Não consegue jogar a bola. Está a agarrar a camisola. Nunca larga o jogador."
Árbitro: "Certo, vou mudar. Vou mostrar cartão amarelo ao Hjulmand. É o número 42."
VAR: "Tens aqui de outra câmara."
Análise de Duarte Gomes:
"A Cláudia Ribeiro foi muito firme neste lance. Não é um lance fácil, psicologicamente, determinante na mudança de resultado, nos descontos. Num jogo teoricamente difícil de arbitrar, de natureza emocional maior. É preciso ter essa serenidade, frieza, foco e pragmatismo. É uma comunicação assertiva, calma e acertada no processo de decisão. Parece fácil, mas não é. Eles têm 30 segundos, um minuto, em sala. Têm muitos meios, mas não é tão fácil como parece. Estes são os penáltis por agarrão que queremos ver assinalados. É totalmente impedido de jogar a bola, é agarrado de forma persistente com as duas mãos por jogador que só tem objetivo de travar o adversário. Daí o amarelo. Estes são os penáltis que fazem sentido marcar por agarrão. É a mensagem que passamos aos árbitros."

