Pinto da Costa sempre teve um bom relacionamento com os responsáveis colchoneros. Os negócios são constantes e com bastante lucro
Corpo do artigo
Quando se fala de um duelo entre FC Porto e Atlético de Madrid o primeiro nome que vem à cabeça é o de Paulo Futre. Depois de ajudar os portistas a conquistarem a Taça dos Campeões Europeus mudou-se para a capital espanhola a troco de 600 mil contos (três milhões de euros), tornando-se instantaneamente num ídolo dos "colchoneros".
O checo Yanko Daucik foi o primeiro a jogar nos dois clubes, na década de 60. Na quarta-feira, Felipe e Herrera reencontram a antiga equipa, mas o nome maior desta sociedade é o "El português"
Depois de "El português" os negócios entre os dois clubes foram-se sucedendo, com uma clara vantagem para os cofres azuis e brancos. O balanço é positivo em mais de 80 milhões de euros, como se pode perceber na infografia aqui ao lado. Refira-se que Rúben Micael foi transferido juntamente com Falcao, mas acabou por não realizar qualquer partida pelos espanhóis.
Ao todo, são 19 os jogadores que passaram pelos dois clubes, com o checo Yanko Daucik a ser o primeiro. Em 59/60 fez 17 partidas e 10 golos pelos portistas e em 64/65 esteveno Atlético, embora só tenha feito quatro jogos. Já na década de 1990, foi a vez de Baltazar (avançado) e Emerson (médio). Seguiram-se, já neste milénio, Costinha (trinco), Esnaider (avançado), Hugo Leal (médio), Paulo Assunção (trinco), Maniche (médio), Diego (médio), Seitaridis (lateral direito), Cristian Rodriguez (extremo), Rúben Micael (médio), Falcao (avançado), Jackson Martínez (avançado), Felipe (central) e Herrera (médio). Os dois últimos vão reencontrar a antiga equipa na partida de quarta-feira.
Todos estes passaram primeiro pelo FC Porto e depois seguiram para Madrid, alguns a custo zero, outros apenas anos depois de deixarem os dragões e outros ainda à troca de muitos milhões. No sentido inverso, Adrián Lopez (avançado) e Oliver Torres (médio) foram contratados aos "colchoneros", com o último a ser, inclusive, a compra mais cara até à data do clube, a par de Imbula.