Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) emitiu um comunicado acerca da troca de palavras e argumentos entre alguns treinadores da I Liga.
Corpo do artigo
A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) emitiu esta segunda-feira um comunicado acerca da "troca de palavras e argumentos entre alguns treinadores da I Liga", que a entidade considera não estar a ser realizada em termos "saudáveis e responsáveis".
"Não sendo esta uma prática corrente dos treinadores portugueses, infelizmente a mesma tem-se vindo a repetir todas as épocas desportivas, não podendo esta ANTF ficar indiferente a este propósito", pode ler-se no comunicado, que reitera as responsabilidades dos treinadores e aborda também os mind games.
"Não se pretendendo entrar na discussão sobre a eficácia dos "mind games", tão em voga nos últimos tempos, não pode a direção da ANTF aceitar que essas formas de "pressionar" o adversário se possam traduzir na violação daqueles princípios fundamentais da relação entre colegas de profissão. Assim, a direção da ANTF, com o intuito de contribuir para a pacificação do futebol português e para a elevação dos comportamentos dos treinadores, aconselha, de forma veemente, a todos os treinadores de futebol a evitar litígios inúteis, ou qualquer outro comportamento suscetível de denegrir a reputação de um colega, em particular, e da profissão, em geral", surge escrito.
"O treinador deve contribuir com ponderação para a pacificação do desporto, abstendo-se de, em público ou em privado, comentar acintosamente atuações dos seus colegas e/ou outros agentes desportivos, devendo aplaudir-se aqueles que não se regem por este tipo de comportamento. Continuemos a fazer do treino uma paixão", rematou a ANTF.
O comunicado da ANTF não refere nomes, mas surge após a troca de palavras entre Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e Rui Vitória, treinador do Benfica.