Declarações de Artur Jorge após o Braga bater o Estoril e conquistar a terceira Taça da Liga
Corpo do artigo
Treinador de ideias ou estratégia: “Vejo-me como um treinador que tem uma ideia definida e procura que o padrão que a equipa faz assente na minha ideia, mas nunca fechado ao que é o plano estratégico como é para cada um dos jogos. E vocês viram o Braga a fazer um jogo diferente contra o Sporting, por exemplo. E digo mais na missão dos jogadores do que foi a estrutura, porque a estrutura estava lá, era demonstrada de forma diferente. O plano e estratégica faz com que possa alterar comportamentos, mas também a capacidade que procuramos ter enquanto equipa que possamos encontrar o que o jogo nos possa dra. Isso é trabalhar de forma que exista liberdade para os jogadores, dentro do nosso plano, uma ideia. A partir daqui, se o jogo nos permitir coisas diferentes, que a equipa perceba. O que mais quero enquanto treinador não é um jogador muito habilidoso, rápido, muito bom de toque de bola. Quero um jogador inteligente e que perceba o jogo. Isso é fundamental. Tem mais valor do que as outras caracteristicas, porque vai perceber o que o jogo pede e o que a equipa precisa de fazer."
Sobre do tempos de juventude: “Dessa altura sobra pouca coisa que não seja o amor pelo Braga, porque a verdade é que estou na minha cadeira de sonho O facto de desde muito novo,porque vivia perto do Estádiio 1º de Maio, de acompanhar sempre os meus pais, que são sócios há 50 anos. com o emblema de ouro do Braga. Desde sempre acompanhamos a equipa, vi belíssimos jogadores e quipas, acompanhei o trajeto, até que depois me tornei atleta também fiz um percurso dedicado, onde passei mais tempo com o emblema do Braga ao peito do que em casa”.
Sonhar com esta cadeira de sonho: “Sonhei muitas vezes. Isto hoje é mais um sonho concretizado. A conquista de um troféu, a possiilidade de acrescentar o meu nome aos títulos que quero. Um sonho porque o que via e sonhei enquanto jogador era poder ter estas conquistas. Como jogador nunca ganhei nada, é verdade, mas enquanrto treinador as oportunidades têm surgido"