Passou a ser o treinador com maior percentagem de vitórias da história dos arsenalistas
Corpo do artigo
O Braga mantém-se na senda dos êxitos e Artur Jorge continua a deixar a sua marca. A vitória na receção ao Vizela garantiu ao técnico, de 50 anos, o estatuto de treinador da história do clube minhoto com maior percentagem de vitórias em todas as competições (78,6 por cento), tendo superado Rúben Amorim (76,9 por cento).
Apesar de Manuel Cajuda ser o treinador com mais jogos e vitórias no banco da equipa principal do Braga, Artur Jorge é o técnico que precisou de menos tempo para chegar à maior percentagem de triunfos.
Com 11 triunfos em 14 jogos no comando da equipa principal, o sucessor de Carlos Carvalhal distanciou-se do atual responsável pela equipa do Sporting, que teve uma passagem pela Pedreira em 2019/20, tendo então chegado às dez vitórias em 13 encontros (ver infografia em cima).
Com uma forte ligação ao Braga como jogador e como treinador, tanto na formação como na equipa B, Artur Jorge orientou a equipa principal em 14 ocasiões e averbou 11 vitórias, oito das quais esta época. A estes números há a acrescentar os cinco jogos que fez em 2019/20, altura em que substituiu Custódio Castro, tendo alcançado três triunfos nas últimas jornadas do campeonato (ficou em terceiro). A estreia de Artur Jorge no banco da equipa principal aconteceu a 4 de julho de 2020, na receção ao Aves. Os arsenalistas venceram (4-0) com golos de Rui Fonte (49'), Ricardo Horta (54'), Abel Ruiz (83') e Paulinho (90'+3').
Artur Jorge soma oito vitórias em todas as competições em 2022/23, depois de já ter conquistado três triunfos na época de estreia, em 2019/20, como interino
No escrutínio destes números contabilizamos apenas os treinadores que tenham, pelo menos, dez jogos no banco arsenalista - António Caldas, por exemplo, soma cinco jogos e tem 60 por cento de vitórias. Mesmo com menos percentagem de triunfos (38,96 por cento), até porque os tempos eram outros e o Braga não mostrava a força atual, Manuel Cajuda continua a ser o treinador com mais jogos (231) e mais vitórias (90).