Sporting foi o primeiro clube português a participar em competições europeias
Corpo do artigo
O Arouca garantiu este sábado uma vaga nas competições europeias da próxima época (entra na terceira pré-eliminatória), uma vez que terminará o campeonato, no mínimo na sexta posição. É o 25º clube português a conseguir tal feito.
O Sporting foi quem desbravou o terreno europeu, quando a 4 de setembro de 1955 defrontou o Partizan, num encontro a contar para a Taça dos Campeões Europeus, precursora da atual Liga dos Campeões.
Desde então, 23 equipas portuguesas apuraram-se e disputaram competições europeias. O JOGO considerou para esta pesquisa os clubes que disputaram a Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça das Taças, Taça Intertoto e Taça das Cidades com Feira.
A saber, os restantes 23 clubes portugueses com representações europeias: Benfica, FC Porto, Braga, Boavista, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Marítimo, Nacional, CUF, Belenenses, Académica, Leiria, Leixões, Beira-Mar, Salgueiros, Santa Clara, Rio Ave, Portimonense, Farense, Chaves, Estrela da Amadora e Barreirense.
Na época 2016/17 o Arouca tornar-se-á a 25ª equipa portuguesa a representar o país em provas europeias.