Brasileiro estabeleceu novos máximos pessoais na última temporada e, depois de um arranque como suplente, aproveitou um problema físico para reconquistar um lugar entre os titulares.
Corpo do artigo
O objetivo de recuperar o título perdido para o Benfica levou o FC Porto a recusar propostas por vários jogadores e, ao que O JOGO apurou, Otávio foi um deles.
Valor: cláusula de rescisão do médio é de 60 milhões de euros
O médio foi alvo, recentemente, de uma oferta financeiramente tentadora de um clube dos Emirados Árabes Unidos, que chegou a enviar um emissário a Portugal para negociar com os portistas. A resposta, porém, foi sempre negativa.
Os dragões informaram que só estariam dispostos a abrir mão do brasileiro por uma cifra nunca inferior a 30 milhões de euros, uma vez que Sérgio Conceição considera-o um jogador bastante importante no seio da equipa, além de ter estabelecido em 2018/19 vários máximos de carreira. Os árabes decidiram virar-se para outros alvos nesta janela de transferências, que naquela região do globo encerrou apenas a 30 de setembro, mas vão seguir com bastante atenção a situação do 25 azul e branco, pelo facto de o contrato expirar em junho de 2021. É, no entanto, de esperar que as conversas para a renovação surjam em breve.
Dragões recusaram vender o médio por uma cifra inferior a 30 milhões de euros. Vínculo expira em junho de 2021
Otávio entrou em 2019/20 depois de uma época em que jogou como nunca. O médio apareceu em 44 jogos (o anterior máximo tinham sido 39... pelo Internacional), somou mais de 2700 minutos, marcou seis golos e ofereceu outros nove. A produção, contudo, de nada lhe valeu. O desempenho de Romário Baró na pré-temporada levou-o à titularidade na Rússia, com o Krasnodar (Liga dos Campeões), e a exibição global dos portistas em Barcelos, com o Gil Vicente, ainda piorou a situação do brasileiro. Foi quase como começar do zero, conquistando minutos aqui e ali até o internacional sub-21 baquear por problemas físicos. A segunda oportunidade no onze surgiu apenas com o Portimonense, mas desde então só voltou ao banco na receção ao Santa Clara, para a Taça da Liga, num jogo em que o treinador portista promoveu várias alterações.
11375853
Durante esta sequência de seis jogos, a fisicamente mais exigente até à data, Otávio fez os 90 minutos em seis (em Portimão foi substituído somente no período de descontos) e recolheu vários elogios por parte da crítica. Ainda assim, foi ainda antes deste ciclo que o médio efetuou as duas assistências para golo com que chega a esta paragem de seleções. O beneficiário foi o mesmo em ambas: Marega (Benfica e V. Guimarães). O internacional maliano, de resto, já havia recebido três das nove ofertas do brasileiro na última temporada.