Regresso do central coincidiu com a segurança defensiva nos dois últimos jogos, sem golos sofridos. O Braga manteve a baliza intocável nos dois últimos jogos, com o Tondela e o Sheriff, partidas em que David Carmo foi titular e totalista. Segurança defensiva vai estar em exame com o Santa Clara.
Corpo do artigo
O regresso de David Carmo ao onze do Braga, após cerca de um ano afastado devido a grave lesão, coincide com a segurança defensiva da equipa nos dois últimos jogos, sem quaisquer golos sofridos, e Ricardo Rocha, antigo jogador dos minhotos, entende que há uma ligação direta entre os dois acontecimentos.
O central foi titular com o Tondela e depois com o Sheriff, neste caso com 120 minutos de competição, dois jogos que a equipa de Carlos Carvalhal venceu e nos quais manteve a baliza inviolável.
"Creio que há um efeito David Carmo. Além de ter mostrado que recuperou totalmente, ficou bem à vista a qualidade dele nos dois últimos jogos do Braga", analisou o antigo internacional português.
O regresso de David Carmo aos relvados pode contribuir, segundo Ricardo Rocha, para estancar a permeabilidade defensiva dos minhotos, com 42 golos sofridos em 37 jogos realizados, o que representa uma média de 1,13 por partida.
"O Braga não tem sido muito feliz em termos defensivos esta época. Houve trocas de jogadores, registou-se a saída de Raul Silva e também aconteceu a lesão de Sequeira, que fazia de falso central. A equipa tinha dinâmicas bem definidas e tudo isso criou dificuldades. Neste quadro, o regresso de David Carmo é muito importante, porque é um jogador tecnicamente bom, rápido, com qualidade de passe e forte no posicionamento", afirmou Ricardo Rocha, que detetou ainda "um sentido de liderança" no camisola 16.
Apesar de ter feito dois jogos num curto espaço de tempo depois de uma paragem prolongada, David Carmo tem via aberta para se manter no onze na segunda-feira, com o Santa Clara.
"Antes da lesão, ele era seguido por clubes importantes da Europa. O David é muito jovem ainda e mostra uma grande qualidade", lembrou o ex-jogador, que representou o Braga em 49 partidas.