Martín Anselmi, treinador do FC Porto, fez este sábado a antevisão ao clássico com o Benfica, da 28.ª jornada da I Liga, que está marcado para as 20h30 de domingo, no Estádio do Dragão
Corpo do artigo
Qual é o nível de importância deste jogo?
Desde o momento em que escolhemos esta carreira, no meu caso, a de treinador, foi precisamente para viver jogos como este. Por isso, sem dúvidas que me provoca muita expectativa para estar com os nossos adeptos, em casa, um jogo com a importância do de amanhã. Depois, sabemos o adversário que vamos enfrentar, preparámo-lo muito bem, concentrados no que temos de fazer, no nosso trabalho e acredito que vai ser um jogo de muitos duelos, como é normal neste tipo de jogos.
André Villas-Boas disse que era o jogo da época. Que peso teve esta declaração? Também o é para si?
No FC Porto, o jogo mais importante é sempre o jogo da época. Sem dúvida que este jogo é especial e todos os que representam o FC Porto, todos os que vestem esta camisola são privilegiados, por amanhã podermos estar a defender estas cores num jogo desta importância, tanto para nós, como para eles. Afinal, o Benfica não pode perder a liderança no Dragão. Por isso, sabemos da importância que tem o jogo e que, como em todos os jogos, o FC Porto tem de ir em busca dos três pontos.
Mas percebe que este jogo poderá ser a última oportunidade para lutar por uma vaga na Liga dos Campeões?
Estamos novamente a falar da classificação, dos pontos e essas coisas. Já sabem como funcionamos. Estar a pensar em pontos e fazer contas desvia-te o foco de onde deve estar, que é o plano de jogo. Colocamos sempre o foco aí. Quanto melhor executarmos o plano de jogo, mais perto estamos de ganhar o jogo. Claro que, conseguindo isso, encurtas a distância para os rivais. Mas colocar o foco nisso não é o objetivo. O objetivo é como vamos atacar, como vamos pressionar, como vamos defender a bola parada, como vamos atacar a bola parada… É aí que tem de estar o foco. E é isso que temos de fazer no máximo, como sempre. É isso que nos vai aproximar de encurtar essa distância.