Igualdade a duas bolas na oitava jornada da II Liga
Corpo do artigo
Um penálti convertido por Anthony Carter no final de um longo período de compensação permitiu ao Alverca empatar com o Penafiel (2-2), atual líder da II Liga, em partida da oitava jornada.
O ponta-de-lança australiano revelou-se a figura da partida ao ter apontado os dois golos dos ribatejanos, aos 30 e 90+14 minutos, anulando as duas situações de vantagem de que os visitantes dispuseram, face aos golos de Gabriel Barbosa, aos 24, e de Zé Leite, aos 62.
O Penafiel revelou eficácia absoluta e colocou-se em vantagem no primeiro remate de que dispôs, da autoria de Gabriel Barbosa, que surgiu a desviar certeiro na pequena área adversária.
A resposta do Alverca foi praticamente pronta e idêntica no sucesso: à meia hora, o conjunto ribatejano dispôs de um livre indireto, colocado no interior da área, onde Anthony Carter cabeceou certeiro para o empate.
A partida perdeu alguma fluidez nos últimos minutos do primeiro tempo, mas, a instantes do intervalo, o Penafiel ameaçou a reviravolta através de cabeceamento forte de Reko para grande intervenção do guarda-redes Bravim.
Tal como na etapa inicial, o Penafiel não necessitou de muitas ocasiões para voltar a marcar e fê-lo aos 62 minutos num desvio pouco ortodoxo de Zé Leite no interior da área dos visitados, com o joelho, após cruzamento tirado por Bruno Pereira a partir da esquerda.
Novamente em posição de desvantagem, a equipa da casa voltou à carga e só não restabeleceu a igualdade aos 72 minutos graças a nova intervenção de qualidade do guarda-redes Manuel Baldé a cabeceamento de Ageu. Na baliza oposta, Bravim reagiu com uma defesa do mesmo quilate perante Zé Leite, que se isolou em velocidade e tentava sentenciar o resultado.
Até final, Manuel Baldé segurava, com três boas defesas, a vantagem para os durienses, mas a insistência acabou por compensar o Alverca que, no término de um longo período de compensação, dispôs de uma grande penalidade que puniu mão de João Miguel e que foi convertida com êxito por Anthony Carter, que bisou na partida.
O empate tirado a ferros permitiu ao Alverca, 11.º classificado, alcançar o pelotão de equipas com nove pontos, composto por Feirense, Torreense, União de Leiria e Marítimo. Já o Penafiel juntou mais um ponto à sua condição de líder da classificação geral, com 18.
Jogo no Complexo Desportivo do FC Alverca, em Alverca do Ribatejo.
Alverca – Penafiel, 2-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Gabriel Barbosa, 24 minutos.
1-1, Anthony Carter, 30.
1-2, Zé Leite, 62.
2-2, Anthony Carter, 90+14 (grande penalidade).
Equipas:
- Alverca: Bravim, Alysson, Varela, Paulo Eduardo (Brenner Lucas, 72), Miguel Pires, Eduardo Ageu, Dias (Pedro Bicalho, 46), Luís Miguel (Thauan Lara, 46), Diogo Martins (Wilson Eduardo, 82), Andrezinho (Éber Bessa, 82) e Anthony Carter.
(Suplentes: Pedro Silva, Iago Pereira, Sema Velásquez, Brenner Lucas, Éber Bessa, Wilson Eduardo, Pedro Bicalho, Thauan Lara e João Marcos.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
- Penafiel: Manuel Baldé, Robinho, Rúben Pereira, João Miguel, Bruno Pereira (Diogo Brito, 88), Reko Silva, Diogo Batista (Ewerton Silva, 46), Tiago, André Silva (Gustavo Fernandes, 65), Chico Teixeira (Zé Leite, 45) e Gabriel Barbosa (Suker, 46).
(Suplentes: Miguel Oliveira, Gustavo Fernandes, Pedro Vieira, Suker, João Leal, Diogo Brito, Zé Leite, Ewerton Silva e Xhuliano Skuka).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gabriel Barbosa (19), Luís Miguel (27), Tiago (28), Rúben Pereira (29), Hélder Cristóvão (39, no banco), Zé Leite (53), Bruno Pereira (66), Suker (90+8) e Robinho (90+9).
Assistência: Cerca de 750 espectadores.