Altice desmente FC Porto: "Foi comprovada uma falha de energia na tomada elétrica"
Altice emite comunicado sobre o incidente com o VAR no FC Porto-Arouca, da quarta jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
Horas depois do FC Porto emitir um comunicado, desmentindo o teor de um outro comunicado, de autoria do Conselho de Arbitragem da FPF, foi a vez da Altice, dar conta à comunicação social da sua posição sobre o que sucedeu no incidente com o VAR no FC Porto-Arouca, da quarta jornada da Liga Betclic.
Começando por rejeitar responsabilidade na falha ocorrida no sistema de videoarbitragem (VAR), E a empresa garante que "aquando da referida falha do sistema de videoarbitragem, e antes da utilização da segunda UPS, foi comprovado no local, pelas equipas técnicas da Altice e do Futebol Clube do Porto, a existência de uma falha de energia na tomada elétrica do Estádio do Dragão".
Neste ponto, a Altice desmente o que o FC Porto, que ainda esta segunda-feira garantiu ser mentira que "a tomada elétrica disponível na zona de revisão do estádio não possuísse energia socorrida. Esta tomada possui fonte de alimentação UPS (Uninterrupted Power Supply)".
"Por conseguinte, se não existiu qualquer falha de energia e se não foram rearmados quaisquer quadros elétricos, como se explica que o equipamento do VAR substituído não tivesse energia do estádio, mas o segundo equipamento já a tivesse? A energia não desaparece de um momento para o outro...", refere ainda o clube azul e branco.
COMUNICADO DA ALTICE
"A Altice Portugal rejeita qualquer responsabilidade na falha ocorrida no sistema de videoarbitragem (VAR) utilizado durante o encontro que se realizou no passado domingo, no Estádio do Dragão, entre o Futebol Clube do Porto e o Futebol Clube de Arouca, para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
Nesse sentido, esclarece-se:
Não foi detetada qualquer avaria no sistema de suporte ao VAR, nem se procedeu a qualquer substituição do mesmo.
Assim que as equipas técnicas verificaram que a fonte de alimentação da UPS (Uninterrupted Power Supply) tinha esgotado a bateria, decorrente da falha de energia da tomada de alimentação disponibilizada pelo FC Porto, imediatamente ligaram uma segunda UPS, totalmente carregada, que possibilitou a restauração total dos sistemas e do respetivo serviço VAR.
Aquando da referida falha do sistema de videoarbitragem, e antes da utilização da segunda UPS, foi comprovado no local, pelas equipas técnicas da Altice e do Futebol Clube do Porto, a existência de uma falha de energia na tomada elétrica do Estádio do Dragão.
De sublinhar que foi a redundância da sua infraestrutura, pela existência de uma segunda UPS, que permitiu retomar o sistema de videoarbitragem", pode ler-se.
16968874
16968819