Pedreira celebra o 19.º aniversário no dia do jogo com o Benfica e Alan recorda um comentário feito por um craque do Manchester United.
Corpo do artigo
Quase duas décadas depois, o recinto mais caro do Euro"2004 continua a causar uma forte impressão a quem o visita. O Estádio Municipal de Braga vai comemorar na sexta-feira, dia do jogo com o Benfica, o 19.º aniversário, num trajeto que tem misturado elogios com críticas.
Para Alan, diretor de Relações Institucionais do Braga, a Pedreira "deu uma enorme visibilidade" ao clube minhoto, despertando a atenção de arquitetos e também de jogadores.
"Uma vez, antes de um jogo da Liga dos Campeões com o Manchester United, estava a conversar com o Anderson e um companheiro dele, não me recordo se era o Rooney ou o Giggs, disse que era um estádio de loucos, por ter sido construído em cima de uma pedreira e por ter apenas duas bancadas."
Com um custo ligeiramente superior a 160 milhões de euros, o estádio não deixa ninguém indiferente, segundo o antigo jogador do clube arsenalista.
15557569
"É um dos mais bonitos do mundo. Recebe inúmeras visitas, sobretudo de estudantes de arquitetura e engenharia, e toda a gente fica maravilhada. As equipas portuguesas já conhecem o estádio, mas as estrangeiras que nos visitam ficam espantadas. A arquitetura do espaço é fora do comum, com túneis. Além disso, para os jogadores também é um recinto diferente por não ter bancadas atrás das balizas. Dá a ideia de não estarmos num estádio", descreve Alan, admitindo que o facto de o recinto "estar longe da cidade é um ponto negativo".
Para comemorar da melhor forma o 19.º aniversário da Pedreira, Alan pede um triunfo sobre o Benfica, o que neste caso teria uma importância acrescida, dado que o Braga vem de uma pesada derrota, sofrida em Alvalade.
"Infelizmente, perdemos com o Sporting por números expressivos, mas já passou e agora queremos ganhar ao Benfica. Seria uma boa prenda para celebrar mais um ano do estádio."
15559022