Guarda-redes prepara-se para voltar a jogar pelos minhotos, agora em Bragança, na Taça de Portugal. Karim Mokeddem avalia um "futuro titular". Com igual sangue marroquino, Mokeddem foi o técnico que recebeu o guardião do Braga no Stade Briochin, cedido pelo Estrasburgo. Vaticina grande passagem pelo Minho e ida ao Mundial
Corpo do artigo
Leia também Froholdt recebeu os três prémios referentes a agosto
Alaa Bellaarouch já espreita nova entrada na baliza do Braga, provou o posto contra o Lincoln Red Imps na segunda mão de uma pré-eliminatória, estando numa contagem decrescente muito particular para assumir os postes na deslocação dos minhotos a Bragança, que marcará ou não a continuidade na Taça de Portugal. Contratado ao Estrasburgo, o internacional jovem marroquino foi treinado em 2022/23 por Karim Mokeddem, no Stade Briochin, então por empréstimo. O potencial sai comprovado pelo atual técnico do Créteil-Lusitanos.
"É um guarda-redes moderno e de alto nível, que começa no seu ótimo jogo de pés. Jogava a todo o campo nos treinos, confortável com os dois pés, sem medo e sem pressão. Até com excesso de confiança, por vezes", relata, adensando o teor descritivo, carregado de encómios. "É elegante nas suas intervenções, tem um bom sentido de jogo, sensibilidade para o futebol e é também eficaz em lances de um para um e penáltis. Aliviar a bola em jogo aéreo talvez seja o aspeto a melhorar", avalia Mokeddem. "Melhorou muito quando assumiu a baliza do Estrasburgo na Ligue 1 e cometeu erros relacionados com aprendizagem do jogo. Terá uma carreira de nível elevado e fiquei feliz com a chegada dele a Braga. A filosofia lusitana fica-lhe bem, num clube que lança jovens e os expõe a nível europeu", expressa, recordando bons capítulos do trajeto de Bellaarouch e augurando outro atrevimento monstruoso. "Disse-lhe que devia vencer o CAN sub-20, jogar os Jogos Olímpicos para se tornar o suplente de Bono no Mundial de 2026. Está em transição, pode atingir essa meta, porque tem um grande amor pelo país", realça Karim Mokeddem, decompondo as marcas fortes que sustentam essa ambição. "Gere a profundidade, tem leitura de jogo. Sendo mais consistente e decisivo, dará o último passo da sua afirmação. Poderá ser titular do Braga", assegura.
Sobre a personalidade, Mokeddem entra a fundo em Bellaarouch. "É um rapaz simpático, mas gosta que sejam duros e honestos com ele, mesmo com dificuldade em esconder a deceção. Quanto mais duro fores com ele, mais se vai agarrar às tuas palavras. Quando o contratei, fui duro, ele ficou irritado, mas viu que confiava nele. No final da época tinha várias propostas e consultou-me, dizendo o quanto me respeitava por ser justo e seguro de bons conselhos. É um guerreiro com coração de ouro".