Selecionador da Noruega garante que não tem nenhum problema com José Mourinho e até revela que o treinador do Benfica tem sido "um modelo" para si "há muitos anos"
Corpo do artigo
Leia também Kiwior, o número que calça Bednarek e Diogo Costa: "Vai ficar sem espaço..."
Stale Solbakken, selecionador da Noruega, deu esta terça-feira por terminado o bate-boca que se gerou com José Mourinho após ter dito que o treinador do Benfica tem a "responsabilidade" de dar 90 minutos a Andreas Schjelderup, de forma a que o extremo, de 21 anos, se torne num jogador capaz de aguentar essa intensidade em jogos de forma regular.
Já depois de Mourinho ter respondido a essa declaração questionando como é que Solbakken "se atreve a comentar a escolha do treinador sobre um jogador que é de um clube", o selecionador norueguês colocou "água na fervedura" em relação ao tema, ainda que mantenha a sua convicção inicial.
"Foi uma interpretação forte. Eu disse que concordava com tudo o que ele disse. Concordo com toda a análise de Andreas Schjelderup, mas é difícil ser um jogador de 90 minutos se nunca jogas 90 minutos. Nesse caso, não se obtém uma resposta sobre se és um jogador de 90 minutos. Concordei com tudo o que ele disse sobre Andreas. Acho que podemos concordar nisso", afirmou, em declarações à imprensa norueguesa.
"Se conversei com Mourinho? Não. Eu converso com praticamente todos os treinadores que têm jogadores relevantes [para aquela seleção], então, mais cedo ou mais tarde, certamente vamos conversar. Mas não vamos torcer para que esse seja o tema principal. Espero que não", referiu.
Questionado sobre onde está Mourinho numa lista de treinadores com quem gostaria de discutir, Solbakken foi em sentido contrário na resposta, revelando ser um fã de longa data do "Special One".
"Não quero entrar em conflito com ninguém, mas não posso ficar aqui sem dizer nada. Não tenho nenhum problema com ele e, na verdade, tem sido um modelo para mim há muitos anos, em relação à forma como se pode lidar com grandes jogos. E temos um grande jogo agora, por isso talvez devêssemos ver o que ele fez", apontou, referindo-se ao empate do Benfica no clássico com o FC Porto (0-0), no Dragão.
Refira-se que, nesta pausa para seleções, a Noruega vai receber Israel (sábado, às 17h00), na qualificação para o Mundial'2026, antes de um jogo particular com a Nova Zelândia, três dias depois.