Cancelamento das competições não profissionais gera conflitos e incertezas
Corpo do artigo
A AF Porto deu por terminadas as competições seniores de futebol e futsal, masculino e feminino, mas vai promover subidas de divisão, ao contrário do que fez a FPF. Aliás, o órgão portuense já tinha adotado postura semelhante relativamente aos escalões de formação, nos quais promoveu subidas dos clubes que estão atualmente em lugar de promoção, e decretou o término das provas sem descidas. O mesmo aplica-se às competições seniores.
Se na Divisão de Elite não subir nenhum clube ao Campeonato de Portugal, a mais alta competição da AF Porto sofrerá o "alargamento necessário" e a normalidade será reposta na época seguinte.
A AF Braga também terminou as competições, mas vai esperar pela FPF para decidir as subidas e os campeões. "Em face da decisão da Direção da Federação Portuguesa de Futebol hoje publicada no seu site, a Direção da Associação de Futebol de Braga informa os Clubes Filiados que as Provas Oficiais Distritais do Escalão de Seniores (Futebol e Futsal) foram, também, dadas por concluídas para a época desportiva 2019/2020. Oportunamente será emitido Comunicado Oficial respeitante às consequentes implicações desportivas, logo que a Federação Portuguesa de Futebol divulgue oficialmente as suas decisões sobre esta matéria", lê-se.